Agenda Cultural lide liquido

Escritora Anna Clara de Vitto aborda biografia, autoficção e poesia em encontro aberto

Anna Clara de Vitto. Foto: Divulgação

O evento é gratuito e faz uma introdução para oficina promovida pelo portal Fazia Poesia.

O programa de oficinas do portal Fazia Poesia promove neste sábado (29) o encontro ‘Escrita de si: biografia, autoficção e poesia’, com a escritora santista Anna Clara de Vitto. O evento é gratuito, aberto, inicia às 9h e promove uma introdução para a primeira oficina de 2022 promovida pelo portal, que acontece nas duas últimas semanas de fevereiro. As vagas para o encontro são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo Sympla: https://bit.ly/encontroaberto1

Com o mesmo tema do encontro aberto, a oficina pretende abordar com mais profundidade os fundamentos teóricos e práticos essenciais para a construção da linguagem poética, que serão analisados em conjunto com o estudo da autobiografia e da autoficção — assuntos que têm despertado grande interesse e suscitado vívidos debates na literatura contemporânea. Annie Ernaux, Carolina Maria de Jesus, Marguerite Duras, Adília Lopes, Sylvia Plath e Audre Lorde estão entre as referências bibliográficas literárias elencadas pela ministrante.

Sobre a oficina

A oficina é dividida em quatro encontros de duas horas, que serão realizados nos dias 16, 19, 23 e 26 de fevereiro, de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas via Sympla (https://bit.ly/oficinaescritadesi). A turma conta com limite de 25 vagas. O evento é destinado para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o próprio repertório criativo a partir da investigação das formas literárias autorreferenciais.

“Acreditamos que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas”, destaca Alex Zani, editor-chefe da Fazia Poesia, portal independente de poesia contemporânea que reúne conteúdo e poetas para milhares de leitores.

O programa de oficinas do portal Fazia Poesia nasceu com o objetivo de incentivar a criação e a produção poética de maneira colaborativa, especialmente, através das diversas possibilidades e tensionamentos que a poesia atinge.

Sobre a ministrante

Anna Clara de Vitto é natural de Santos (SP). É poeta e autora de Água indócil (Urutau, 2019) e Meada (ed. da autora, 2019). Desde 2017, integra a coordenação do Clube da Escrita para Mulheres, fundado pela escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes. Em 2018, concluiu o Curso Livre de Preparação do Escritor — CLIPE (Módulo Poesia), oferecido pela Casa das Rosas, em São Paulo. Em 2019, pela mesma Casa, concluiu o curso Poesia Expandida. Possui poemas publicados em diversas revistas literárias e fez parte da equipe de poetas do portal Fazia Poesia. Além das publicações esparsas, ministra oficinas de poesia e participa de saraus, performances poéticas, podcasts, leituras e mesas de debate.

SERVIÇO:

JANEIRO

Encontro aberto “Escrita de si: biografia, autoficção e poesia”, com Anna Clara de Vitto, do programa de oficinas do portal Fazia Poesia
Quando: 29 de janeiro, às 9h

Inscrições: gratuitas, via Sympla
Mais informações: https://bit.ly/encontroaberto1

FEVEREIRO

Oficina “Escrita de si: biografia, autoficção e poesia”, com Anna Clara de Vitto, do programa de oficinas do portal Fazia Poesia
Quando: 16, 19, 23 e 26 de fevereiro

Inscrições: pagas, via Sympla
Mais informações: https://bit.ly/oficinaescritadesi e faziapoesia.com.br

%d blogueiros gostam disto: