Lançamento lide liquido

Semper Volt lança clipe da música ‘Massa Crítica’

Imagem do clipe “Massa Crítica”. Foto: Divulgação

A faixa integra o disco ‘Cristal’ e conta com a participação do artista São Yantó.

Lançado nesta quinta-feira (09), Massa Crítica é o novo clipe do artista pernambucano radicado em São Paulo, Semper Volt. Disponível no YouTube, a faixa integra o disco ‘Cristal’ (2020). Massa Crítica foi produzida por Semper Volt e pelo baixista e produtor musical Ivan Gomes, com mixagem de Ricardo Mosca e masterização de Felipe Tichauer. A faixa conta com a participação do artista São Yantó.

O clipe é uma série de colagens de explosões dirigido por João Tenório em parceria com Vinicius Prado Martins, que também trabalhou com o artista na edição de seu último clipe, da faixa ‘Arrepiou’. Juntos, Semper e Vinicius trabalharam numa pesquisa de samples de imagens para que houvesse sincronicidade entre a música e o que se vê na tela.

“As imagens são de explosões reais, retiradas de diferentes lugares, mas descontextualizadas de suas origens. No clipe elas ganharam distorções, novos enquadramentos, diferentes cores e texturas para construir, junto com a música, um novo significado e uma tradução estética para esse sentimento de tensão social, de que “algo está para explodir’, explica Vinicius.

A música Massa Crítica mistura o eletrônico e a música brasileira e pega a indignação das manifestações e o desencanto geral com a política e transforma tudo isso em música. Segundo Semper Volt, a música foi composta em 2018 e faz um retrato das manifestações de 2013, que mudaram de foco e deixaram de ser apenas pelo vale-transporte gratuito e acabaram sendo usadas para a derrubada da presidenta Dilma Rousseff. Ou seja, ao atingir uma “massa crítica” se ampliaram na sociedade. A letra fala sobre como o mesmo fenômeno pode acontecer agora ao inverso, com uma massa crítica de oposição ao governo atual.

“Esse grupo de militares que usou Bolsonaro para chegar ao poder agora ameaça golpe toda semana. O plano deles é tentar normalizar essa “intervenção militar”, ou seja, golpe, pra quando eles agirem terem mais aceitação, resignação dos que são contra e até apoio de uma meia dúzia de fanáticos e outros que estão ganhando dinheiro com isso”, comenta Semper Volt.

Sobre Semper Volt

Semper Volt é o projeto do recifense radicado em São Paulo, João Tenório. Filho do baterista Carlos Bala (Djavan, Maria Bethânia, Gal Costa), ele teve contato com a música desde cedo. Tendo na sua infância crescido ouvindo jazz, soul e MPB; além de ter estudado piano aos 8 anos de idade, depois bateria, violão, harmonia e composição.

Cursou cinema e por lá descobriu outra de suas grandes paixões: a música eletrônica. Semper Volt começou a tomar forma depois de 2013 quando resolveu experimentar a combinação: violão e voz com o eletrônico. Voltando de certa forma as suas raízes de criação, mas sem deixar de lado a música eletrônica. Tendo lançado na lista de lançamentos os dois EPs “Flamboyant’’ (2017) e “Leve” (2018), o primeiro disco “Cristal” (2020), que chamou atenção da crítica especializada e ganhou menção honrosa no site Hits Perdidos e no programa Na Ponta da Agulha e mais dois clipes, “Se Juntou” em stop-motion e o interplanetário “Arrepiou”.

%d blogueiros gostam disto: