Agenda Cultural lide liquido

Festival Internacional Sesc de Circo 2021 reúne dezenas de atrações em formato on-line

Cena de Bloom – Caminhos e Encontros, da Cia La Mala. Foto: Ricardo Avellar – CircoLab

A sexta edição do evento conta com onze espetáculos transmitidos ao vivo a partir de unidades do Sesc; serão quatro estreias mundiais, três inéditas virtualmente, além de uma ampla programação formativa

O Circos – Festival Internacional Sesc de Circo chega em 2021 à sua sexta edição. O evento ocorre entre 28 de agosto e 4 de setembro de forma totalmente on-line, com criações inéditas, além de uma série de atividades formativas para todos os públicos. Todas as exibições acontecem a partir do youtube.com/SescSP em dias e horários disponíveis no site circos.sescsp.org.br

A programação conta com onze espetáculos, sendo que quatro deles são estreias mundiais e outros três apresentados pela primeira vez de forma virtual. São mais de duas dezenas de atrações ao vivo, entre espetáculos transmitidos a partir de unidades do Sesc – SP e outras mais de 50 atividades gravadas, além de inúmeras ações formativas e encontros entre profissionais de várias partes do mundo.

A edição 2021 do CIRCOS conta ainda com encontros entre programadores brasileiros e internacionais para um intercâmbio de técnicas, conhecimentos e produções. A abertura (virtual) será no dia 30 de agosto, às 12h, pelo diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda e pelo Secretário Municipal de Cultura, Alê Youssef.

“Apesar do distanciamento, a arte segue sendo um respiro e proporcionando encontros nas mais variadas plataformas on-line, chegando a diversas pessoas a partir do campo criativo, potente e inventivo que é o digital, com suas presencialidades possíveis.”, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Estreias

Entre os espetáculos, são quatro estreias mundiais: Circo Misterium, da cia. Barracão Teatro, em uma apresentação de palhaços que discute a finitude e a eterna continuidade da vida; CircomUns, do Circo e Teatro Palombar, que investiga a imagem de pessoas anônimas relacionando-as a uma ‘estética periférica’; La Trattoria, do grupo Los Circo Los, com a história da inauguração de um restaurante; e Retumbantes, com Livia Nestrovski, Lívia Mattos, Tomás Oliveira e Rafé, espetáculo-show que promove o encontro do circo com a música e as artes visuais.

Além disso, alguns espetáculos, como A Caravana do Tempo, do Unidos do Swing, Bloom – Caminhos e Encontros, da Cia La Mala, e Ela – Em todos os lugares, da Troupe Guezá, são apresentados pela primeira vez de forma virtual.

Integram a programação ainda: Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro, do coletivo Prot{agô}nistas – tema de documentário exibido durante a programação; Cachimônia, da Cia Artinerant’s, que agora fecha a trilogia iniciada com os espetáculos Vizinhos (2014) e Balbúrdia (2017), que estarão disponíveis on demand durante o Festival; e Circo Charanga, o mais recente espetáculo da Cia. LaMínima.

Curso

Durante o CIRCOS 2021, será lançado o curso EAD de Palhaçaria dentro da plataforma digital do Sesc para ensino a distância (https://ead.sesc.digital/). O tema do curso é a criação dramatúrgica em palhaçaria, ministrado por uma companhia de circo e teatro que há quase 30 anos pesquisa o repertório clássico do palhaço.

SERVIÇO:

Circos – Festival Internacional Sesc de Circo
Quando: de 28 de agosto a 4 de setembro
Mais informações: circos.sescsp.org.br

%d blogueiros gostam disto: