Agenda Cultural lide liquido

Festival Contemporâneo de São Paulo é realizado em formato digital

Elisabete Finger. Foto: Debby Gram | Colagem: Manuela Eichner

Programação é gratuita e conta com palestras performativas, vídeos documentais e laboratórios de investigação artística

A 13º edição do Festival Contemporâneo de São Paulo (FCD) será realizada em versão digital em 2021. As atividades ocorrem entre os dias 3 e 15 de agosto e são gratuitas. A programação conta com palestras performativas, vídeos documentais e laboratórios de investigação artística, e ficará disponível por meio do site www.fcdsp.org

As inscrições para os laboratórios são efetuadas por ordem de chegada. Para participar, basta preencher os formulários de inscrição já disponíveis no site www.fcdsp.org Os laboratórios ocorrem por Zoom entre os dias 3 e 15 de agosto.

As atividades online têm como objetivo possibilitar um encontro, apesar da distância física, para partilhar questões urgentes à dança e às artes performativas.

O Festival é dirigido pelos curadores Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro. Na edição atual do evento foram convidados coreógrafos, críticos e investigadores para orientar laboratórios voltados a partilha de processos e práticas; artistas de contextos diversos para conceber vídeos documentais a partir de seus arquivos, refletindo sobre o ambiente onde suas obras são criadas; como também os curadores Isabel Ferreira e Eduardo Bonito com o projeto Brasil Sequestrado, composto por palestras performativas.

Para atender todos os segmentos pensados para o Festival, ele foi organizado em três eixos: Lugares e Processos; Laboratórios de Investigação e Brasil Sequestrado, além de uma Conferência e Conversa.

“Na impossibilidade do convívio presencial coletivo e corporificado, nos perguntamos quais seriam os encontros que poderiam ativar os afetos e como poderíamos explorar o ambiente digital para refletir, vivenciar e compartilhar processos”, contam Adriana e Amaury, curadores e diretores do FCD.

“Entendemos que nestes tempos de confinamentos é urgente ativar outras formas de encontros, assim como refletir sobre os processos e os contextos que inventam a dança e as artes do corpo, expandindo a possibilidade de imaginar outros futuros”, dizem os organizadores.

Sobre o FCD

O FCD – Festival Contemporâneo de São Paulo é um festival internacional dedicado à experimentação, ao intercâmbio artístico, e à difusão de trabalhos performativos movidos pela reflexão e a crítica. Realizado anualmente, o FCD reúne em São Paulo artistas de diversos países interessados na constituição de contextos de convívio afetivo e artístico, aproximando o público local a diferentes proposições e práticas de criação, considerando a dança como uma produção compartilhada de conhecimento.

SERVIÇO

13º edição do Festival Contemporâneo de São Paulo (FCD)
Quando: de 3 a 15 de agosto de 2021
Programação, inscrições e mais informações: www.fcdsp.org

%d blogueiros gostam disto: