Lançamento lide liquido

Badi Assad e convidados interpretam canções censuradas durante a ditadura

Divulgação.

Projeto em vídeo é resultado da imersão da artista no acervo da discoteca Oneyda de Alvarenga, à convite do Centro Cultural São Paulo

A cantora e violonista Badi Assad lançou o projeto em vídeo ‘Censura na Música Brasileira’. Já disponível em seu canal no Youtube (www.youtube.com/BadiAssadOficial), o repertório traz 10 canções. Além das músicas também são contextualizados os motivos pelos quais elas foram censuradas durante a ditadura militar no Brasil.

No repertório do projeto, Badi Assad e convidados apresentam músicas de Gonzaguinha (‘Comportamento geral’), Chico Buarque e Gilberto Gil (‘Cálice’), Taiguara (‘Terra das Palmeiras’), entre outras. Para acompanhá-la em duetos gravados remotamente, Badi convidou a cantora Vanessa Moreno, a percussionista Simone Sou, os violonistas João Luiz, Rafael Cardoso e João Camarero, o acordeonista Gabriel Levy e os pianistas Cristovão Bastos e Marcelo Ghelfi.

O projeto surgiu a partir do convite do Centro Cultural São Paulo, onde a cantora e violonista está à frente da curadoria em torno do aniversário de 85 anos da discoteca Oneyda Alvarenga. Nesta imersão, no enorme acervo da discoteca, Badi acabou mergulhando num período da história que assume não ser bem conhecido por ela e que a motivou profundamente a realizar esta empreitada, despertada pela vontade e relevância de ampliar o conhecimento sobre este período entre as pessoas, ainda nos dias de hoje.

“Quando eu fui convidada para visitar o acervo e apresentar alguma proposta de projeto, me deparei com uma pasta, com o tema canções censuradas por motivos políticos”, explica Badi Assad. Ela também comenta que, apesar de ter nascido em plena ditadura (1966), no interior paulista, foi criada dentro de uma família que não era politicamente ativa e nenhum ambiente escolar que frequentou a ensinou sobre o que esta fase da história brasileira representou.

“Com os últimos acontecimentos em nossa política foi inegável a vontade e a urgência em mergulhar neste passado, assim como conhecer e me conectar com o que os artistas tiveram de passar na tentativa de não terem suas vozes caladas”, conta.

Em ‘Censura na Música Brasileira‘, a cantora também compartilha informações baseadas nas pesquisas que fez, trazendo o contexto pelo qual cada uma delas foi censurada e informações históricas pertinentes ao entendimento da importância do assunto.

%d blogueiros gostam disto: