Agenda Cultural lide liquido

Fórum Harmônicas Brasil reúne grandes nomes da gaita em programação on-line

A abertura do evento será com o gaitista Márcio Abdo (SP) e o workshop ‘Unindo música, empreendedorismo e tecnologia’. Foto: Divulgação.

Entre os convidados estão os gaitistas Benevides Chiréia Jr. (PR), Little Will & Márcio Scialis (SP), Márcio Abdo (SP) e Pablo Fagundes (DF). Os episódios do evento ficarão disponíveis no YouTube

A edição 2021 do Fórum Harmônicas Brasil inicia nesta quarta-feira (21) com uma programação de oficinas, entrevistas e shows com grandes nomes da gaita no País. O evento será transmitido entre os dias 21 a 24 de julho, às 19h, no YouTube (www.youtube.com/forumharmonicas).

Este ano o Fórum Harmônicas Brasil tem como convidados os gaitistas Benevides Chiréia Jr. (PR), Little Will & Márcio Scialis (SP), Márcio Abdo (SP) e Pablo Fagundes (DF). Eles abordarão temas como execução da harmônica em diferentes estilos e formações, modelos do instrumento, conservação e manutenção, didática e formas de estudo. A programação do evento inclui workshops (Oficinas e clipes) e Talk shows, com entrevistas e a exibição de clipes. As entrevistas serão conduzidas pelos produtores do evento, André Reis e Roberto Maciel.

Em 2020 o Fórum migrou para as plataformas digitais, respeitando as medidas preventivas contra a covid-19. Ainda assim, mantém o destaque para shows musicais e para a agenda de arte-educação. O evento apoia o distanciamento social como estratégia segura para prevenção e combate do coronavírus, também se manifestando em favor do esclarecimento sobre a importância da vacinação.

“A arte, a cultura, o saber, a ciência e a música sempre se posicionaram em defesa dos interesses sociais. É uma questão de responsabilidade. Cada elemento desses se relaciona e necessariamente dialoga com o outro – há aí um pacto de sobrevivência e é nisso que reside a inteligência do cidadão”, diz o jornalista, produtor e curador do Fórum, Roberto Maciel.

O gaitista Benevides Chiréia Jr (PR) participa do Fórum Harmônicas neste sábado (24). Foto: Divulgação

Para quem tem interesse em conhecer os trabalhos dos gaitistas convidados da edição 2021 do Fórum, a produção do evento disponibilizou uma playlist no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/2oFPHH0yrKsTsEYCqx6zyp.

Programação

Workshops – Oficinas e clipes:

21/07: ‘Unindo música, empreendedorismo e tecnologia’, com Márcio Abdo (SP)
22/07: ‘Manutenção, didática e projetos’, com Little Will e Márcio Scialis

Talk shows – Entrevistas e clipes:

23/07: Pablo Fagundes (DF), endorser Suzuki
24/07: Bene Chireia (PR), endorser SHG Hering

Fórum Harmônicas

O Fórum Harmônicas é realizado desde 2005 em Fortaleza (CE) e se destaca na valorização da música como patrimônio cultural. O encontro é reconhecido em toda a América Latina, com pauta que trata da difusão ao compartilhamento de conhecimentos técnicos. “Tudo isso se alia muitas experiências musicais a partir da harmônica, ou gaita”, pontua Roberto Maciel. O instrumento se pronuncia em expressões populares, como jazz, blues, rock e gêneros de forró, mas também está presente em manifestações eruditas em países distintos.

Nas versões mais recentes, o evento reuniu talentos como os de Diogo Farias (CE), Flávio Guimarães (RJ), José Staneck (RJ), Jehovah da Gaita (PE), Ivan Márcio (SP), Rodrigo Brasileiro (GO), Jefferson Gonçalves (RJ), Indiara Sfair (PR), Troupe da Gaita (PR), Andy Serrano (RS) e Rildo Hora, entre os brasileiros, e Peter Madcat Ruth e Rick Estrin (EUA), Wim Djikgraaff (Holanda) e Xime Monzon (Argentina), como atrações internacionais.

SERVIÇO:

Fórum Harmônicas Brasil – Edição 2021
Quando: 21, 22, 23 e 24 de julho
Horário: 19h
Onde: www.youtube.com/forumharmonicas

A edição 2021 do Fórum Harmônicas é patrocinada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Casa Civil, com base no edital 001/2021, e pelo Banco do Nordeste.

%d blogueiros gostam disto: