lide liquido

Editora Arrelique lança antologia poética ‘Nós que aqui estamos – Nordeste’

Capa da antologia. Silvano Barbosa / Divulgação

Os poemas de trinta e seis escritoras e escritores de todos os nove estados do Nordeste já estão disponíveis para leitura online ou para download gratuito.

A Editora Arrelique lançou em junho ‘Nós que aqui estamos – Nordeste’. A antologia de literatura contemporânea brasileira é organizada pelo escritor e produtor cultural, Thiago Medeiros, e reúne textos de autoras e autores que residem no Nordeste. Foram selecionados quatro escritoras/escritores de cada estado da região. Os poemas já estão disponíveis para leitura on-line ou para download gratuito. Basta acessar o link na bio do perfil do instagram da editora.

O lançamento da antologia ocorreu no dia 30/06 com um bate-papo sobre a importância do projeto e outros assuntos relativos à produção artística e as dificuldades dos artistas que permanecem na sua terra. Participaram do lançamento o designer e um dos editores da Arrelique, Silvano Barbosa (que assina a capa da publicação), o escritor e organizador da antologia, Thiago Medeiros. A mediação foi do escritor cearense Mailson Furtado e também contou com a participação especial da escritora baiana, Iolanda Costa.

Segundo Thiago Medeiros, produzir arte no Brasil é um constante “furar de bolhas”. “E isso acontece inclusive dentro dos próprios estados onde muitas vezes o diálogo entre os artistas do interior e da capital, não existe”, pontua. Os editores da Arrelique afirmam que a intenção não é debater os motivos que levam alguém a sair da própria terra. “Essa antologia é para escancarar que nós que aqui estamos produzimos arte e de excelente qualidade”.

Participantes da antologia

Ana Maria Vasconcelos, Milton Rosendo, Nilton Resende e Richard Plácido, de Alagoas; André Sacramento, Clarissa Macedo, Iolanda Costa e Lilian Almeida, da Bahia; Mailson Furtado, Nina Rizzi, Talles Azigon e Yane Cordeiro, do Ceará; Áurea Maria, Franck Santos, Kátia Dias e Micaela Tavares, do Maranhão; Anna Apolinário, Bruno Gaudêncio, Débora Gil Pantaleão e Jairo Cézar, da Paraíba; Bia Menezes, Fernanda Limão, Luna Vitrolira e Mário Rodrigues, de Pernambuco; Frida Abraão Macyrajara, Ithalo Furtado, Poehma Lima e Sabrinna Alento Mourão, do Piauí; Adélia Danielli, Iara Carvalho, Marina Rabelo e Thiago Medeiros, do Rio Grande do Norte; B Cajé, Blenda Santos, Clara Dias e Thainá Carvalho, de Sergipe.

Sarau

As autores e autores da antologia, junto com Thiago Medeiros e os editores da Arrelique, Alyson Monteiro e Silvano Barbosa, participam nesta sexta-feira (09/07) de um sarau no programa O Melhor da Noite, da Rádio Alternativa FM 104,9 de Agrestina. A partir das 20h, eles apresentarão a antologia ‘Nós que aqui estamos- NE’ e, para formar o sarau, um representante de cada estado do Nordeste fará a leitura do poema que enviou para o livro. O programa pode ser acessado pela página da rádio no Facebook.

Arrelique

Editora independente de Caruaru/PE, a Arrelique surge em 2021 como uma alternativa para autoras e autores do nordeste do Brasil que buscam espaço dentro do mercado editorial. O foco da editora é a publicação de narrativas curtas (conto, crônica, novela, poesia) em formato impresso e digital.

A antologia poética ‘Nós que aqui estamos – Nordeste’ é a segunda publicação da Arrelique, que lançou em 18 de maio ‘Nem tudo o que há no mundo’, uma antologia com conto, poesia, crônica e cordel de autores e autoras de Caruaru.

O nome ‘Arrelique’ é derivado de uma antiga expressão popular muito usada no nordeste do Brasil. Deriva da palavra relíquia e significa “coisa de muito valor”, algo especial, raro e valioso.

Ficha técnica

Antologia poética ‘Nós que aqui estamos – Nordeste’
Editora Arrelique
Ano: 2021
Org. Thiago Medeiros
104 páginas
Disponível para leitura on-line ou download gratuito.
Também está na Amazon por apenas R$1,99 (Link na bio do instagram da Arrelique)
Mais informações: arreliqueeditora@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: