lide liquido Teatro

Festival de Teatro Adolescente recebe inscrições para edição virtual

ONIRI UBUNTU. Foto: Sueli Almeida

O Festival integra uma grande rede latino-americana de teatro e convida artistas adolescentes de todo o país para participarem da edição brasileira que acontecerá em formato virtual.

As inscrições para o III Festival de Teatro Adolescente ‘Vamos que Venimos Brasil’ seguem abertas até o dia 11 de julho de 2021. Podem participar artistas e grupos teatrais com no mínimo 70% de integrantes com a faixa etária entre 13 e 20 anos, completos até o momento da realização do festival, que acontecerá de 16 a 26 de setembro de 2021.

As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site do evento (www.vqvbrasil.com). As apresentações poderão ser realizadas em plataformas de streaming, de videoconferências, redes sociais ou outros meios (sujeito às condições técnicas do Festival).

A versão brasileira do festival criado na Argentina procura promover um encontro para o protagonismo jovem por meio do teatro e incentivar o teatro adolescente do país. Este ano o festival foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da COVID-19.

A comissão organizadora optou nesta edição do festival por estender a participação às pessoas com idade entre 13 e 20 anos (e não até 19 anos como nas edições anteriores), considerando os processos artísticos que foram interrompidos pela pandemia e só recentemente foram retomados. “Esperamos receber trabalhos de artistas jovens das mais diversas naturezas, que explorem possibilidades cênicas dos mais variados formatos: ao vivo, pré-gravado ou híbrido, entendendo a amplitude de formatos possíveis extra-palco”, explica a organização do evento.

O III Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil tem como temática central a celebração do centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. A curadoria de toda a programação será pautada na abordagem das pedagogias democráticas. Além de espetáculos, haverá oficinas, painéis de intercâmbio e encontros com artistas e pesquisadores, pautados pelo tema desta edição.

“Nos preocupamos em observar as diferentes características que garantam que o Vamos que Venimos seja um espaço de intercâmbio entre adolescentes de distintas realidades socioculturais”, finaliza a equipe responsável pela organização do evento.

O Bicho que ajudou o Homem-CiaPó de Estrela. Foto: Sueli Almeida

Sobre o Festival de Teatro Adolescente ‘Vamos que Venimos’

O projeto “Vamos que Venimos” surgiu em 2009, em Buenos Aires – Argentina, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz com um grupo de alunos adolescentes. Em 2011 o projeto se estendeu para uma versão nacional na Argentina. Em 2013 o festival iniciou sua trajetória internacional, através de grupos de diversos países da América Latina.

A primeira edição brasileira aconteceu em 2018, viabilizada através da iniciativa de quatro artistas, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa, educadores e produtores independentes do ABC Paulista. Em 2020, Arthur Hideki Okutani passa a fazer parte da comissão organizadora.

As primeiras edições inseriram o Brasil, em especial a cidade de Santo André, nesta rede, articulando a formação artística e social do público jovem de identidade latino-americana.

SERVIÇO:

Convocatória para o III Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil
Quando: até 11 de julho de 2021
Quem pode participar: grupos, coletivos e solos de artistas adolescentes, de qualquer cidade brasileira.
Faixa etária: de 13 a 20 anos
Informações da Convocatória e ficha de inscrição: www.vqvbrasil.com
Inscrições gratuitas
Mais informações: www.vqvbrasil.com www.facebook.com/vamosquevenimosbrasil e www.instagram.com/vqvbrasil

As ações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 60/2021 e tem apoio do SESC Santo André.

%d blogueiros gostam disto: