Agenda Cultural

Ocupação Artística Canhoba lança programação virtual e prevê atrações gratuitas até dezembro de 2022

Núcleo Absurda Confraria. Foto: Divulgação

Com curadoria do Grupo Pandora, responsável pela Ocupação Artística Canhoba, a temporada contará com apresentações de As Tapijás Cia de Teatro, Núcleo Absurda Confraria, Ereoatá Teatro de Bonecos, Cia da Varanda, Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa e dos mágicos Edson e Kevin Iwasaki

A Ocupação Artística Canhoba, polo multicultural localizado em Perus, Zona Norte de São Paulo, iniciou no dia 26 de junho a programação #CanhobaOnline. Será realizada uma série de ações virtuais gratuitas, com artistas e coletivos de diferentes linguagens. A programação será transmitida nas redes sociais da Ocupação Artística Canhoba (@ocupacaoartisticacanhoba) no último sábado de cada mês, até setembro de 2022.

A primeira ação da temporada ocorreu no dia 26 de junho (sábado), com As Tapijás Cia de Teatro apresentando o espetáculo ‘As Contadeiras e seus Canteiros’. A montagem é baseada no conto “A descoberta de Jurema” de Cátia Luciana Pereira, que integra a Coleção Literária Besouro, produzida pelo Coletivo Literatura Suburbana, que aborda a temática das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Após a apresentação haverá um bate-papo com o tema “Criação a partir do território”.

No dia 31 de julho (sábado), às 18:00, o Núcleo Absurda Confraria apresenta o ‘Circo de Bolso’, espetáculo encenado por um acrobata-músico e uma palhaça arauto, que homenageia artistas que ocupam espaços não consagrados da arte, como o entorno de um picadeiro, as feiras livres, os festejos na praça, os corredores de metrô, entre outros. Após a apresentação haverá um bate-papo sobre os desafios enfrentados por artistas que atuam em espaços não convencionais para se adaptar ao formato digital.

No dia 28 de agosto (sábado), às 18:00, o Ereoatá Teatro de Bonecos, grupo formado por sete bonequeiros/pesquisadores, apresenta ‘Metamorfose’. O espetáculo apresenta a rotina de um senhor sertanejo, vivendo as dificuldades da seca que assola o sertão. Em seu universo solitário, ele acaba descobrindo um mundo além das fronteiras da imaginação. Após a apresentação haverá um bate-papo sobre “Processo criativo e reflexo dos dias atuais na obra”

Ereoatá Teatro de Bonecos. Foto: Anderson Rodrigues

E no dia 25 de setembro (sábado), às 18:00, a Cia da Varanda apresenta ‘RIP – Reflexões e Investigações Pandêmicas’, espetáculo inspirado na obra de Samuel Beckett com personagens que trazem à cena a complexidade da humanidade com suas dores e anseios, diante de um cenário insólito sem perspectivas de mudança. Após a apresentação ocorre um bate-papo sobre ‘O Teatro e o Absurdo Cotidiano’.

Em 30 de outubro (sábado), às 18:00, a Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa apresenta ‘Grajaú – Uma Cartografia da Exploração’, peça em que crianças narram histórias de suas famílias, que migraram das regiões nordeste e sudeste do país para o território do Grajaú, em busca de melhores condições de vida. Na sequência o bate-papo é sobre “Como fazer teatro na periferia em meio a tantas perdas?”

E no dia 27 de novembro (sábado), às 18:00, acontece o espetáculo circense ‘Mitate’ com os mágicos Edson e Kevin Iwasaki, principais representantes da arte mágica da comunidade Nipo Brasileira. Uma apresentação que revive o ilusionismo tradicional japonês baseado em Tezuma, que é considerada patrimônio cultural intangível do Japão. Uma performance baseada na expressividade figurativa em cada movimento, executada com precisão e leveza. Na sequência bate-papo sobre “Mágica para não mágicos”

Ocupação Artística Canhoba

Sede do Grupo Pandora de Teatro, coletivo responsável pela curadoria da temporada #CanhobaOnline, a Ocupação Artística Canhoba é um espaço público que foi construído em 2010 pela Prefeitura de São Paulo, porém, com a obra paralisada, o espaço nunca chegou a cumprir sua função social. Em 2016, em parceria com moradores locais, artistas e coletivos, o espaço foi revitalizado e se transformou em um polo cultural aberto ao público, reduzindo a escassez de espaços culturais públicos nesta região periférica da cidade.

Com a programação #CanhobaOnline, a Ocupação Artística Canhoba expande sua área de atuação para se conectar virtualmente com pessoas de diferentes localidades, e convida o público a adentrar no universo de cada coletivo através de suas criações. As ações fazem parte do projeto “Estatísticas dos Pássaros” realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO:

Temporada #CanhobaOnline
Onde assistir: http://www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba ou
http://www.instagram.com/ocupacaoartisticacanhoba

%d blogueiros gostam disto: