Agenda Cultural Lançamento lide liquido

Coletivo de incentivo à leitura lança biblioteca de troca de livros de autoras negras

Carine Souza, do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca. Foto: Divulgação

A iniciativa é pioneira no Brasil e o lançamento será durante evento em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, com as participações de Ola Ronke, Carine Souza e Semayat Oliveira

O Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca lança nesta quinta-feira (27) a primeira biblioteca on-line do Brasil de troca de livros de autoras negras. O lançamento da plataforma virtual ocorrerá às 15h, via Zoom, em um evento em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

O evento contará com as participações de Ola Ronke (The Free Black Women’s Library) – que serviu de inspiração para o projeto brasileiro –, Carine Souza (Mulheres Negras na Biblioteca) e Semayat Oliveira (Nós, mulheres da periferia). O bate-papo online sobre ações de incentivo à leitura de obras de autoras negras abordará experiências realizadas nos Estados Unidos e no Brasil.

Por meio da plataforma on-line www.mulheresnegrasnabiblioteca.com.br será disponibilizado para o público (de qualquer lugar do Brasil), um acervo de aproximadamente 200 livros de autoras negras – ficção-científica, ensaios, poesia, biografias e romances nacionais e internacionais –, mediante à troca de obras apenas de autoras negras, que serão enviadas pelos Correios. O projeto Mulheres Negras na Biblioteca de Trocas (MNBT) tem o apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O coletivo

Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam, desde 2016, a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas. As atividades envolvem mediação de leitura de obras de autoras negras, como encontros literários, rodas de poemas e bate-papos com educadores.

SERVIÇO

Lançamento do site Mulheres Negras na Biblioteca de Trocas (MNBT)
Quando: 27 de maio
Horário: 15h
Onde: http://siseb.sp.gov.br/evento/webinar-autoras-negras-nas-bibliotecas-acoes-de-combate-a-invisibilizacao/?instance_id=1019
Apoio: Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Instagram: @mulheresnegrasnabiblio
Contato: coletivomnb@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: