Agenda Cultural Ceará lide liquido

Festival Arte Urgente marca encerramento de projeto de fomento aos campos da arte e da cultura no Ceará

Ateliê de criação de música. Foto: Henrique Kardozo

A programação do festival conta com Webinars, apresentações artísticas, lançamento de PodCasts e publicações inéditas em e-book

O projeto Arte Urgente encerra suas atividades com um festival. A programação teve início no dia 17, segue até o dia 30 de maio e conta com webinars, lançamento de PodCasts, publicações de pesquisas no formato de e-books e braile e apresentação dos produtos desenvolvidos durante as formações do Ateliês de Criação nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro.

Organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o projeto promoveu ao longo de quatro meses promovendo oportunidades de formação e criação em diversas linguagens do campo da Arte e da Cultura.

Programação artística e lançamentos

Entre os dias 24 a 30 de maio serão realizadas atividades voltadas para três linhas de ação do Arte urgente: Ateliês de Criação, Agência de Futuros e Coleção de Saberes. Do Ateliês de Criação, será realizada a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos, no qual serão apresentados os produtos desenvolvidos neste eixo, nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro, seguidos de debate. De 24 a 29 de maio, às 21h, haverá apresentação no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube. E de 25 a 30 de maio, às 18h, haverá uma segunda exibição nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Da Agência de Futuros, será realizado o programa Mentorias Agência de Futuros: Aceleração de Negócios Criativos, com três dias (26, 27 e 28/5) de mentoria e consultoria para negócios criativos e profissionais das macrorregiões do Sertão Central, Região Norte e Litoral Oeste/Vale do Curu.

No dia 29, o Festival Arte Urgente realizará o lançamento de PodCast voltado para essas três linhas de ação do projeto, com debates relacionados ao campo da arte e da cultura nas plataformas de streaming.

Encerrando a programação, no dia 30 de maio a ação Coleção de Saberes vai lançar 20 pesquisas com abordagem nas áreas de música, fotografia, cultura popular, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural, no formato de e-book com versão em audiodescrição a serem disponibilizadas posteriormente no site da Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), de Fortaleza.

Arte Urgente

O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

Festival Arte Urgente
Quando: De 17 a 30 de maio
Onde: No canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCZ4K_Rl6jwSuqEj_B7jk-yw).
Informações através do site: http://www.arteurgente.com.br. Redes sociais: Instagram: @arteurgente.labs | Facebook: Arte Urgente.

%d blogueiros gostam disto: