Agenda Cultural

Live sobre o documentário ‘Caminhos do Divino’ abre projeto virtual do Sesc Ribeirão Preto

Documentário “Caminhos do Divino”, que retrata a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba (SP), abre o projeto ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’, do Sesc Ribeirão. Foto: Andrea Goldschmidt

A live convida o público para uma viagem virtual pela Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba (SP).

O Sesc Ribeirão Preto lança nesta quinta-feira (20/05), às 19h30, o projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”. De maio a julho, lives com bate-papo e exibições que abordam cinema, fotografia e turismo, convidam o público para uma viagem semanal, repleta de experiências e histórias. A programação pode ser acessada pelo público no canal do Sesc Ribeirão no YouTube (YouTube.com/sescribeirao).

A abertura do projeto será com a live sobre o documentário ‘Caminhos do Divino‘, de Andrea Goldschmidt, sobre a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba (SP), e conta com a participação do historiador João Rafael Cursino e do poeta e contador de causos Ditão Virgílio.

A live terá a mediação da produtora cultural Vandreza Freiria e será realizada nesta quinta-feira (20/05), às 19h30, no canal do YouTube do Sesc Ribeirão (YouTube.com/sescribeirao). O bate-papo vai abordar a Festa nas perspectivas da fé, do conhecimento e do turismo, com destaque para os principais ícones da manifestação como o tradicional afogado, o império, as cavalhadas, as congadas, a folia e a procissão de Pentecostes.

‘Caminhos do Divino’

A fotógrafa paulista e produtora audiovisual Andrea Goldschmidt, que também é curadora de “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, durante seis anos acompanhou a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba (SP). Em 2021, a artista lança o curta-metragem “Caminhos do Divino”, com 16 minutos (disponível para acesso no Sesc Digital: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/caminhos-do-divino-1), que revela diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade. Uma tradução do que Andrea viu e sentiu por lá e também um tributo àqueles que fazem esta importante festa acontecer.

“A Festa do Divino consegue reunir em um mesmo espaço rituais católicos, expressões culturais variadas e uma gama muito interessante de produtores e amantes da cultura popular. É uma festa democrática, com respeito inter-religioso, onde cada pessoa tem a sua conexão particular com o Divino”, diz Andrea, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

SERVIÇO

Projeto: ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’.
Tema: “Caminhos do Divino” – sobre a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba/SP
Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual
Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural
Convidados: João Rafael Cursino, historiador e festeiro, e Ditão Virgílio, poeta e contador de causos
Data: 20/05, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – YouTube.com/sescribeirao

%d blogueiros gostam disto: