Agenda Cultural lide liquido Teatro

Série documental narra trajetória e legado do Centro de Pesquisa Teatral e do diretor Antunes Filho

Foto: Alexandre Nunis

Os episódios 1 e 2 estarão disponíveis gratuitamente no canal CPT_SESC no YouTube, e na plataforma Sesc Digital

O Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do SESC São Paulo lança no dia 18 de maio os dois primeiros episódios de CPT_SESC por Danilo Santos de Miranda. A série documental conta com 10 episódios e narra a história e legado do diretor Antunes Filho, a partir das memórias do diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. Os episódios serão lançados semanalmente, rememoram os 2 anos de morte de Antunes Filho e estarão disponíveis no canal CPT_SESC no YouTube, e na plataforma Sesc Digital.

A série é produzida pelo Sesc, realiza pesquisa de acervo e conta com trechos de vídeos, fotografias, cartazes, e demais meios que dão suporte e ajudam, de certa maneira, a materializar a memória do CPT, do Sesc e da cultura brasileira.

Danilo Santos de Miranda rememora fatos sobre Antunes Filho, sua personalidade, curiosidades, histórias do trabalho de formação, bastidores da criação do CPT_SESC, de montagens de espetáculos. Entre essas montagens está a peça A Pedra do Reino, cuja primeira versão – Quaderna – não foi autorizada por Ariano Suassuna.

As memórias surgem de um lugar especial de afeto e conhecimento de causa, já que Antunes Filho e Danilo Santos de Miranda conviveram por quase quatro décadas, um ingressando no Sesc com seu grupo Macunaíma, em 1982, e outro sendo nomeado diretor regional da instituição, em 1984.

Centro de Pesquisa Teatral (CPT)

O Centro de Pesquisa Teatral movimenta a cena do teatro brasileiro desde 1982, quando o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho (1929-2019), foi convidado para compor as ações artístico-culturais do Sesc, especificamente no Sesc Consolação. O CPT formou mais de mil profissionais das artes cênicas entre atores, dramaturgos, cenógrafos e iluminadores. Sob a coordenação de Antunes Filho, o CPT apresentou 46 espetáculos. O primeiro deles foi Macunaíma. Depois vieram Nelson Rodrigues – O Eterno Retorno, Antígona, A Pedra do Reino, Nossa Cidade, Blanche, entre outros.

CPT_SESC on-line

Ao retomar as atividades em 2020, em razão da contingência da COVID-19, o Centro de Pesquisa Teatral passou a desenvolver ações on-line com programações variadas. Entre elas, residência artística, debates, mostras do acervo, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades que contam com a participação de profissionais de diferentes áreas. Muitos dos quais tiveram parte de sua formação no CPT.

Além disso, a partir do acervo histórico do Sesc Memórias, tem sido disponibilizado, na plataforma Sesc Digital e nas redes sociais, desde setembro de 2020, acervos e coleções referentes às produções de Antunes Filho. Complementam essa ação a realização de mesas de debate com artistas, profissionais e pesquisadores da cena teatral, no canal do YouTube.

SERVIÇO: 

CPT por Danilo Santos de Miranda - Episódio 1 (A Pedra do Reino) e Episódio 2 (Um ato em quatro peças)
Quando: 18 de maio (Estreia)
Onde: Canal CPT_SESC no YouTube (youtube.com/cptsesc) e plataforma Sesc Digital (https://sesc.digital/colecao/antunes-filho)

%d blogueiros gostam disto: