lide liquido

Cia. do Despejo apresenta peça on-line inspirada na mitologia Iorubá

Foto: Duda Viana / Divulgação

‘Ireti’ conta com a dramaturgia de Ingrid Alecrim e direção de Thaís Dias.

A Cia do Despejo fará novas apresentações da videoarte on-line ‘Ireti’. A obra é inspirada no espetáculo de mesmo nome e será apresentada entre os dias 13 a 16 de maio, 19 a 22 de junho e 17 a 19 de julho, sempre às 20h, pelo canal da Cia. Mungunzá de Teatro no YouTube.

A produção conta com a dramaturgia de Ingrid Alecrim e direção de Thaís Dias e realiza uma crítica à necropolítica brasileira e às violências sofridas pelas mulheres negras em nosso país. O texto ficou em 4º lugar no edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, realizado pelo CCSP – Centro Cultural São Paulo em 2019.

A montagem é inspirada na mitologia Iorubá, sobretudo na figura de Nanã Buruku, orixá que cedeu a lama do seu domínio para a criação dos corpos humanos. Ela também é responsável pela desencarnação, uma vez que exige de volta a matéria criadora da vida.

Segundo a dramaturga Ingrid Alecrim, o texto surgiu da ideia persistente de que o Brasil (conforme nominado após a colonização) foi parido e aleitado por mulheres indígenas, africanas e afrodescendentes. “Nosso ‘mundo’ é moldado através das mãos dessas mulheres e, muitas vezes, contra suas vontades. Na colonização, tudo o que é frutífero ficará arrasado: a terra e suas preciosidades, o corpo feminino e sua capacidade de gerar os povos miscigenados, que já nascem sob dominação”, conta.

As cenas foram gravadas sem plateia e seguindo os cuidados para garantir a segurança do elenco.

SERVIÇO:

IRETI, da Cia do Despejo
Quando: 13 a 16 de maio, de quinta a domingo, às 20h // 19 a 22 de junho, de sábado a segunda, às 20h // 17 a 19 de julho, de sábado a segunda, às 20h
Transmissão pelo canal do YouTube da Cia Mungunzá: https://www.youtube.com/c/CiaMungunz%C3%A1deTeatro
Ingressos: grátis
Duração: 30 minutos
Classificação: 16 anos
Facebook: @ciadodespejo
Instagram: @ciadodespejo

%d blogueiros gostam disto: