Agenda Cultural Alagoas lide liquido Teatro

Companhia alagoana Teatro da Poesia abre inscrições para ciclo de oficinas

Companhia Teatro da Poesia. Imagem: Divulgação.

Evento será on-line, aberto para todo o Brasil e realizado em homenagem aos 6 anos da companhia.

Estão abertas as inscrições para o 1° ciclo de oficinas ‘ATO’. O evento é realizado pela Companhia alagoana Teatro da Poesia e ocorre do dia 14 de junho até 9 de julho. As inscrições se encerram no dia 21 de maio. Para participar é necessário enviar um e-mail para teatrodapoesia@gmail.com , solicitando a inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 50 por cada oficina.

Dança-teatro, design, comportamento do corpo em isolamento social no audiovisual e produção de escrita poética para peças de teatro são alguns dos assuntos que serão ministrados no ciclo.

As oficinas serão ministradas por Jamerson Soares, que vai compartilhar alguns exercícios de escrita poética para o teatro e falar um pouco sobre conceitos que a companhia utiliza para criar o texto; John Fortunato, que vai tratar sobre o comportamento do corpo em isolamento social por meio do audiovisual, como também vai falar sobre design e edição de vídeo; e Louryne Simões, que vai ministrar sobre a dança-teatro, seus conceitos e dinâmicas, além de exercícios de consciência corporal e como isso pode ser utilizado na composição poética de uma imagem em cenas teatrais.

O objetivo do evento é dividir entre as pessoas o que o grupo utiliza em processos de criação de peças. “Instigar essas produções artísticas nesse ciclo de oficinas vai ser incrível”, afirma o ator e integrante da companhia, John Fortunato.

Para a atriz e cofundadora da companhia, o ATO é a forma do grupo de resistir, viver e sobreviver, e de passar a mensagem de que a arte continua viva e vai continuar. “Ela ultrapassa qualquer barreira e dificuldade que seja imposta pra ela porque já faz parte do DNA da arte: resistir, viver e sobreviver”, conta.

Teatro da Poesia

A companhia Teatro da Poesia foi fundada em Maceió em 2015 por Louryne Simões e Jadir Pereira. Em seu primeiro ano de trabalho, a companhia se dedicou a pesquisar e trocar experiência com outros grupos e coletivos teatrais, como o paraibano Coletivo de Teatro Alfenim, Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, o alagoano Coletivo Volante, entre outros. Os espetáculos “A memória da flor”, que teve estreia no Festival de Teatro Alagoano (FESTAL) e uma temporada de apresentações no Sesc das Artes em Maceió e Arapiraca; e “Os que vêm de longe”, que foi apresentado em 2019, estão no currículo da companhia. O grupo também ganhou um dos prêmios de reconhecimento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc.

PROGRAMAÇÃO

14 de junho a 18 de julho
ATO 1 – “Poética da dramaturgia escrita: reflexo da realidade na ficção”, com Jamerson Soares
Horário: 9h às 11h
Vagas: 10

21 de junho a 26 de julho
ATO 2 – “Da dança se criou o mundo…”, com Louryne Simões
Horário: 19h às 21h
Vagas: 12

28 de junho a 2 de julho
ATO 3 – “O corpo enquadrado”, com John Fortunato
Horário: 28/06 a 30/06 das 19h30 às 21h30; 2/07 das 19h30 às 22h
Vagas: 12

9 de julho
Mostra on-line no Instagram do grupo @teatrodapoesia

SERVIÇO:

Inscrições abertas para o I Ciclo de Oficinas ATO – Teatro da Poesia
Abertura das inscrições: 23 de abril até 21 de maio
Início do evento: 14 de junho
Taxa de inscrição para cada oficina: R$ 50
Informações: Assessoria de imprensa: (82) 99982-9628 // E-mail: teatrodapoesia@gmail.com // Instagram: @teatrodapoesia

%d blogueiros gostam disto: