Ceará lide liquido

Laboratórios Culturais estão com inscrições abertas para curso técnico em produção de eventos

Aula inaugural da 2ª turma do Laboratório de Produção Cultural. Foto: Divulgação

As inscrições e o curso são gratuitos e contam com a carga horária de 1600 horas/aula.

O Laboratório de Produção Cultural está com inscrições abertas. Até o dia 29 de abril podem se inscrever no processo seletivo profissionais da área de produção ou pessoas que estejam buscando se inserir no setor. Haverá também oficinas para os alunos e o público em geral. A ação terá a duração de 12 meses e os participantes receberão certificação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC. As inscrições devem ser realizadas pelo site do Laboratórios Culturais (www.laboratoriosculturais.com).

Com duração de dois semestres letivos e início no dia 31 de maio de 2021, o Laboratório de Produção Cultural será essencialmente presencial em Fortaleza, mas começará de forma remota para garantir a segurança de alunos e professores, em virtude da pandemia de COVID-19. Podendo vir a ser presencial no Theatro José de Alencar, se as condições epidemiológicas locais permitirem.

O curso técnico terá carga horária de 1.060 horas/aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias, estágio e trabalho de conclusão de curso. As atividades serão semanais até maio de 2022, com aulas ministradas de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h.

2º turma. Foto: Divulgação

Como formação complementar, haverá ainda 100 h/aulas de oficinas atreladas à prática profissional cotidiana dos produtores, contemplando desde elaboração de projetos culturais a circulação e difusão, dentre outros pontos. Estas atividades serão destinadas aos alunos do curso e abertas também ao público em geral.

Esta é a terceira edição do Laboratório de Produção Cultural, que é o programa pioneiro na formação de produtores culturais no Estado do Ceará. Desde 2013, quando teve início a primeira turma, mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas. O curso terá aulas práticas e técnicas, com debates atuais e relevantes sobre temáticas como políticas culturais, gestão de espaços, criação e logística.

Laboratórios culturais

O Laboratório de Produção Cultural é um dos cursos técnicos realizados pelos Laboratórios Culturais, que desenvolvem também o Laboratório de Gestão Cultural e o Laboratório Criativo. São espaço de organização e qualificação onde se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado.

“O produtor cultural é um profissional híbrido, que atua em diversas funções. A formação vem contribuir para que esse profissional esteja apto a tirar um projeto do papel e sistematizá-lo, atuar na logística, realizar articulação com apoiadores, entre outras demandas que fazem parte do universo da produção cultural”, explica o coordenador do programa, Paulo Feitosa.

Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Souza Cruz e Quitanda Soluções Criativas, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais e o Instituto BR, com produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

SERVIÇO

Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais
Inscrição até o dia 29 de abril de 2021 para o processo seletivo do curso gratuito através do site Laboratórios Culturais (www.laboratoriosculturais.com).
Redes Sociais: Facebook: laboratoriosculturais | Instagram: @laboratoriosculturais | Informações e tira-dúvidas: producao@laboratoriosculturais.com ou através do contato de WhatsApp: (85) 99789-2117.

%d blogueiros gostam disto: