Agenda Cultural Teatro

Espetáculo infantil on-line recria história clássica com protagonismo feminino

Imagem: Daiane Daumgartner

Peça mescla horror gótico, teatro de sombras, quadrinhos e cinema mudo para contar a história de uma adolescente muito corajosa

O espetáculo ‘A menina que saiu de casa para saber o que era o medo’ entra em temporada on-line a partir desta sexta-feira (16). A peça infantil é uma versão da atriz Daiane Baumgartner do conto “O menino que saiu de casa para saber o que era o medo”, dos Irmãos Grimm. A temporada on-line acontece nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de abril, às 17h, no canal do YouTube @DaianeBaumgartner.

A menina que saiu de casa para saber o que era o medo‘ conta a história de uma adolescente de 16 anos que, por não ter medo de nada, passa a ser vista como bruxa, acreditando que é uma pessoa má. A jovem resolve, então, aventurar-se pelo mundo para mostrar que tem medo sim e não pratica maldade. Em suas andanças, depara-se com lugares como florestas sombrias, cemitérios abandonados e castelos mal-assombrados.

Para potencializar a narrativa e ainda estimular a imaginação do público, a atriz Daiane Baumgartner decidiu investigar diversas linguagens, como Teatro de Sombras feito com retroprojetor, Cinema Mudo e quadrinhos. A união desses elementos cria uma atmosfera soturna, que explora a dualidade entre o claro e o escuro.

“Sempre fui apaixonada pelo horror gótico e aquele clima de Era Vitoriana, com muita névoa, mistério e melancolia. Nesse trabalho, mesclo fúnebre e poético, mas de uma maneira mais voltada às crianças. A ideia é estimular reflexões sobre temas considerados tabu, como a morte e o medo do desconhecido, mas de maneira leve. Trata-se de uma busca pelo belo, mesmo naquilo que mais nos aterriza”, conta a artista.

Para recriar essa história, Daiane enfrentou um grande desafio. “O conto é bem machista. Em uma das versões que me inspirou, a única mulher presente na narrativa é uma princesa que fica trancada em um castelo porque seu pai fantasma não quer que ela se case ou abandone o lar. Já o ‘menino que não tinha medo de nada’ descobre que, na verdade, tem algo que o assusta: compromisso amoroso. E a mulher passa de um dono (o pai) para outro (o garoto que a ganha como prêmio)”, comenta.

Sobre Daiane Baumgartner

Formada em Artes Cênicas, foi coordenadora e bonequeira da Companhia da Sombra. Fez cursos com pesquisadores da linguagem do Teatro de Sombras e fez o Workshop de Construção de Bonecos com Natacha Belova. Ganhou diversos editais de produções e circulações de espetáculos como: ProAC 10/2014, CAIXA Cultural 2015/2016, ProAC 03/2016, ProAC 36/2017 e editais municipais de Rio Claro em 2018 e 2019. Atualmente está aprimorando um trabalho que circulou por festivais internacionais em Portugal, Romênia, Cabo Verde além de estar presente no 20º Festival Mondial des Theatre de Marionnette em Charleville na França.

SERVIÇO:

‘A menina que saiu de casa para saber o que era o medo’
Dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de abril, às 17h
Ingressos: grátis
Exibição pelo canal do YouTube @DaianeBaumgartner
Duração: 30 minutos | Classificação: livre

%d blogueiros gostam disto: