Agenda Cultural Teatro

Musical inspirado na obra ‘O Cortiço’ faz temporada on-line em abril

Foto: Rafa Paschoalini / Divulgação

Vencedor do Prêmio APCA, ‘Bertoleza’ conta com a direção de Anderson Claudir e será transmitido pelo YouTube.

O musical ‘Bertoleza‘ entra em cartaz no mês de abril. A produção da Gargarejo Cia Teatral realizará seis exibições on-line e gratuitas entre os dias 6 a 15 de abril, de terça à quinta, sempre às 21h. A gravação da primeira temporada do trabalho, no Sesc Belenzinho, será transmitida por meio do canal do YouTube do grupo (clique aqui para acessar). E as cenas são intercaladas com depoimentos do elenco sobre o processo criativo, a construção de seus personagens e a experiência de fazer teatro na pandemia.

A montagem, com adaptação, direção e músicas de Anderson Claudir, que também assina a dramaturgia ao lado de Le Tícia Conde, é inspirada no livro ‘O Cortiço’, de Aluísio Azevedo. Mas, desta vez, o público conhece a história sob ponto de vista da Bertoleza, uma mulher negra que é tão importante para a construção do romance quanto o próprio João Romão, o protagonista original.

Para a companhia, o grande desafio foi fazer com que uma narrativa do século 19 questionasse e problematizasse as relações criadas nos dias de hoje. Por isso, o projeto iniciado em 2015 foi ganhando novos contornos.

“Quisemos investigar uma identidade brasileira que vem da diáspora africana e pensar em como isso nos afeta artisticamente. Assim, podemos criar novos signos para essa geração e dar uma voz para essa terra periférica”, conta Claudir.

No processo, o coletivo procurou a força da figura de Bertoleza em outras mulheres negras brasileiras negligenciadas pela História. Durante a encenação, o elenco relembra as histórias dessas mulheres, como a vereadora Marielle Franco, a escritora Carolina Maria de Jesus, a jornalista e professora Antonieta de Barros, a escritora Maria Firmina dos Reis, e a guerreira Dandara, que viveu e lutou no período colonial.

A protagonista do espetáculo é interpretada pela atriz Lu Campos. O elenco conta com Eduardo Silva (Botelho), Taciana Bastos (Zulmira) e Bruno Silvério (João Romão), além do coro. A direção musical é assinada por Eric Jorge; a dramaturgia por Le Tícia Conde e Anderson Claudir; e a direção de movimento, por Emílio Rogê.

‘Bertoleza’. Foto: Rafa Paschoalini

Sobre a Gargarejo Cia Teatral

Formada por uma equipe focada na perspectiva étnico-racial para aquilombar e empretecer saberes, a Gargarejo Cia Teatral conta com artistas de diversas áreas, como artes plásticas, dramaturgia, artes cênicas, direção, cenografia, musicalidade e produção. A companhia teve início em 2014, em Campinas, em parceria com renomadas instituições da região, como a Universidade de Campinas (UNICAMP), o Conservatório Carlos Gomes, a Estação Cultura de Campinas, as Prefeituras de Campinas, Sumaré e Vinhedo e o Lar dos Velhinhos de Campinas. O musical ‘Bertoleza’ foi vencedor do Prêmio APCA 2020 na categoria Espetáculo.

SERVIÇO:

Bertoleza Multimídia, da Gargarejo Cia Teatral
Espetáculo transmitido pelo canal do YouTube do grupo: https://www.youtube.com/channel/UCjU06hJfRzxyC82x30dLCcw/featured
Quando: 6 a 15 de abril, de terça à quinta
Horário: sempre às 21h
Ingressos: gratuito
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Facebook: @gargarejociateatral
Instagram: @gargarejocia

Esta temporada é apresentada pela Lei Aldir Blanc através do ProAC Expresso Lab da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.

%d blogueiros gostam disto: