Ceará lide liquido

Secretaria de Cultura do Ceará lança Comenda Patativa do Assaré 2021

Frame do documentário ‘Patativa do Assaré: Ave Poesia’ (2007), de Rosemberg Cariry.

As indicações podem ser feitas através de formulário on-line.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou a Comenda Patativa do Assaré 2021. As indicações de nomes podem ser feitas até o dia 20 de março e a condecoração é dada a personalidades, artistas, poetas, cantadores e pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional no Estado do Ceará. As indicações podem ser feitas através de um formulário online, acesse: mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1583/.

A Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional.

Na mais recente edição da Comenda Patativa do Assaré, o Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) aprovou, em 2020, os nomes dos agraciados, também após indicação aberta ao público. O cineasta Rosemberg Cariry; o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho; a cordelista Josenir Lacerda; o cantor e compositor Raimundo Fagner; e o pesquisador e escritor Oswald Barroso, receberam a comenda do Governo do Estado, por meio da Secult-CE.

Para mais informações sobre como participar e o processo seletivo basta acessar o edital no site: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1583/

Patativa do Assaré

Nascido em 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré, Patativa do Assaré foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Poeta e cantador com reconhecimento internacional, Patativa recebeu diversas premiações, homenagens e títulos, incluindo Doutor Honoris Causa de quatro Universidades.

%d blogueiros gostam disto: