Lançamento lide liquido

Minidocumentário sobre a bordadeira Lúcia Ferreira é lançado nesta segunda-feira

Foto: Luly Pinheiro / Divulgação.

‘Linhas do tempo’ deriva de uma pesquisa sobre o bordado como uma linguagem e expressão de arte e cultura.

Idealizado pela pesquisadora e produtora cultural Wilma Farias, o minidocumentário Linhas do Tempo será lançado nesta segunda-feira (15), às 18h, no canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes.

A obra audiovisual tem a direção artística de Darwin Marinho e conta a trajetória da bordadeira Lúcia Ferreira. Linhas do Tempo intenciona criar uma memória e registro sobre a artista natural de Itapajé-Ceará, cidade conhecida mundialmente como a “terra do bordado”.

O lançamento contará com um bate-papo mediado pela Coordenadora dos cursos básicos em artes visuais da Escola Porto Iracema das Artes, Carolina Vieira, e a presença de Lúcia Ferreira e Wilma Farias.

O minidocumentário deriva de uma pesquisa sobre o bordado como uma linguagem e expressão de arte e cultura, realizada por Wilma há 10 anos. A artista aprendeu a bordar ainda criança, observando sua mãe que era costureira, crocheteira e bordadeira. Praticou essa arte milenar com bordadeiras como Nice Firmeza e Martha Dumont.

Aos 67 anos, Lúcia dedica-se, hoje, às aulas de bordado em diversos espaços e grupos da cidade de Fortaleza. Além disso, a artista envolve-se em atividades que levam a técnica do bordado para outros tipos de experimentações, como intervenções urbanas e rodas de bordado em praças públicas.

O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020.

SERVIÇO:

Lançamento minidocumentário ‘Linhas do tempo’
Quando: 15/02, segunda-feira
Horário: 18h
Onde: no canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes: https://www.youtube.com/user/PortoIracemaDasArtes
Mais informações: @uiu.projetosculturais

%d blogueiros gostam disto: