Ceará lide liquido

Podcast coloca em pauta a representatividade das mulheres na produção cearense em artes visuais

Performance ‘Tudo que existia dentro de mim’ (2003), de Waléria Américo. Divulgação.

O podcast Arte: substantivo feminino está disponível nas principais plataformas de streaming, com episódios lançados nas quartas e sextas de janeiro de 2021.

Questionar como as artistas mulheres do Ceará são apresentadas nos diversos espaços de representatividade. Este é o mote do podcast Arte: substantivo feminino, uma série de quatro episódios criada pelas produtoras Nádia Sousa e Wilma Farias.

Ao longo do mês de janeiro, às quartas e sextas, as artistas Aline Albuquerque, Cecília Andrade, Raisa Christina e Waléria Américo compartilham sobre suas trajetórias artísticas e compartilham suas impressões sobre espaços de representatividade. O projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza

Inspiradas pelo movimento Guerrilla Girls e alguns questionamentos a respeito da presença das mulheres nas artes, as idealizadoras do projeto questionam como as artistas mulheres do Ceará são apresentadas nos diversos espaços de representatividade. Tratar deste tema traz reflexões que atravessam a história das civilizações.

Gênero, espaços – público e privado – e as contribuições do movimento feminista para a arte são algumas questões tratadas na série de quatro episódios do podcast Arte: substantivo feminino. Nesse sentido, o projeto intenciona ser um ponto difusor da produção artística cearense contemporânea feita por mulheres e apresenta-se também como uma pesquisa e produção de memória para as artes visuais no estado.

SERVIÇO:

Arte: substantivo feminino – Podcast
Quando: quartas e sextas de janeiro (06, 08, 13 e 15)
Onde: nas principais plataformas de streaming
Mais informações: @mercuriogestaoeproducao e @uiu.projetosculturais

1 comentário em “Podcast coloca em pauta a representatividade das mulheres na produção cearense em artes visuais

%d blogueiros gostam disto: