Agenda Cultural Ceará

Centro Cultural Belchior divulga programação virtual de janeiro

Foto: Carlos Weiber / Divulgação.

De abril a dezembro de 2020, o projeto Belchior em Casa promoveu 88 lives de shows e 289 horas de formação, divididas entre 18 cursos e 10 workshops.

O Centro Cultural Belchior (CCBel) divulgou a sua programação virtual de janeiro, que contemplará shows, atividades formativas, podcasts e mais. A programação musical inicia no próximo sábado (9), com a apresentação das bandas independentes Lascaux e Aliens.wav. A apresentação será transmitida ao vivo no canal do CCBel no youtube a partir das 17h e, durante o intervalo entre as bandas a artista Paula Yemanjá apresenta o espetáculo, “Mnemosise, por que a memória é feminina”.

Em 2020, o projeto Belchior em Casa contribuiu para a difusão da produção artística, formação de pensamento sobre a cultura e a manutenção da cadeia produtiva da música e das artes de Fortaleza. De abril a dezembro foram realizadas 88 lives de shows e 289 horas de formação, divididas entre 18 cursos e 10 workshops, utilizando ferramentas como Google Classroom, Google Meet, além das redes sociais.

Confira a programação:

Shows:

9/1: Bandas Lascaux e Aliens.wav + Espetáculo “Mnemosise, por que a memória é feminina”, com a artista Paula Yemanjá. Ao vivo no canal do CCBel no YouTube, a partir das 17h.

16/1: Coletivo Produtos do Morro, com Tauan MC, Oriental 7k, Isabel Gueixa e Erivan Produtos do Morro. Ao vivo no canal do CCBel no YouTube, a partir das 17h.

26/1: Coletivo Movimento Rock, com as apresentações das bandas Old Lamp, Georgez e Clapt Bloom. Ao vivo no canal do CCBel no YouTube, a partir das 17h.

29/1: Sexta Rock, da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), com as bandas Soul de Calçada, Síncope e A.T.D. Ao vivo no canal do Forcaos TV no YouTube, a partir das 17h30.

Podcast do Bel

A 6º edição do Podcast do Bel traz em pauta o universo das “Mulheres de Metal” e vai contar com a participação das vocalistas Haru Cage (banda Corja) e Claudine Albuquerque que vão compartilhar suas experiências no universo do heavy metal. O episódio será disponibilizado nos canais do Centro Cultural Belchior no Spotify e YouTube no dia 29, a partir das 17h.

Pluga & Pensa

Cursos e workshop serão ofertados em janeiro, gratuitamente, através do canal no YouTube do equipamento e da ferramenta Google Classroom. As atividades formativas terão vagas limitadas. Confira datas e horários.

Workshop
Produção Cultural e Sustentabilidade
Facilitadora: Flávia Muluc
Quando: 13 de janeiro, às 15h
Onde: Instagram e Youtube do CCBel
Sinopse: A produção de eventos têm um papel primordial na efetivação de direitos culturais da população. Entretanto, o planejamento e gestão destes eventos devem abarcar critérios de sustentabilidade, acessibilidade e pós produção, que garantam a realização com o mínimo de impacto ao ambiente, ao passo que, a partir de boas práticas, possam potencializar processos de impactos positivos no âmbito socioambiental. Este workshop tem o propósito de compartilhar instrumentos, técnicas e possibilidades para que o produtor cultural possa incorporar a sustentabilidade no escopo do seu projeto. Gratuito!

Curso
Tatear o Subjétil e construir topografias com o teatro de sombras contemporâneo (12h/a)
Facilitadora: Tatiane Sousa
Quando: 19 a 22 de janeiro, de 15h às 18h
Onde: Google Meet e Google Classroom
Inscrições: de 5 a 11 de janeiro / Aqui
Sinopse: Como construir topografias com a luz? Como carimbar paisagens efêmeras com as sombras? O que precisa para fazer Teatro de Sombras? A atividade proposta por Tatiane Sousa vai abordar essas questões, que vão trazer elementos básicos para performar com a luz e o escuro. Gratuito!

Curso
Identidade Visual para Projetos Culturais (12h/a)
Facilitadora: Juliana Lotif
Quando: 26 a 29 de janeiro, de 15h às 18h
Onde: Google Meet e Google Classroom
Inscrições: 12 a 18 de janeiro / Aqui
Sinopse: Identificar, singularizar e reconhecer visualmente um produto ou serviço são algumas das funções da identidade visual, que podem ser alcançadas através da uniformidade e da repetição de elementos gráficos em materiais institucionais e de divulgação. Com base nesses conceitos o curso de Identidade Visual para Projetos Culturais busca trazer para o contexto das ações culturais os conteúdos oriundos do design, de forma a capacitar os agentes para a crítica e a elaboração de marcas. O curso contará com 12 horas de duração e abordará em seus conteúdos, através de aulas expositivas e exercícios, noções de criatividade e criação visual, princípios de organização visual, técnicas de layout, introdução ao estudo de cor e tipografia aplicados a identidade visual, além de estudos de caso. Poderão participar do curso pessoas oriundas das mais diversas linguagens artísticas, com ou sem experiência prévia no assunto. Gratuito!

%d blogueiros gostam disto: