Comportamento lide liquido

Podcast Perdidos na Paralaxe discute filosofia e cultura pop

Imagem: Divulgação

Programa está disponível nas principais plataformas de podcast e discute arte, cinema, literatura e música a partir da filosofia

Lançado há pouco mais de quatro meses, o Podcast Perdidos na Paralaxe, comandado por Débora Fofano e Freddy Costa, traz um olhar diferenciado e profundo sobre o que há de mais interessante na cultura pop. O programa, que traz discussões sobre cinema, literatura, música e séries, tem como ponto alto abordar esses temas a partir de uma perspectiva filosófica.

Segundo Débora Fofano, que tem graduação e mestrado em filosofia, é doutoranda em educação e atua como professora da educação básica, a paralaxe é a aparente mudança do objeto a partir dos diversos pontos de vista em movimento. “Esses pontos de vista têm sido discutidos por convidados especialistas de diversas áreas, que têm em comum o interesse pelo tema do episódio. Os resultados desses encontros são bate-papos cheios de conteúdos relevantes, mas sem perder o bom humor, levando conhecimento através da podosfera”, destaca.

Débora Fofano. Foto: Divulgação

Sobre o início do programa, Freddy Costa, também graduado em filosofia e mestre em sociologia, e que atua como fotógrafo, explica que já era feito um trabalho de divulgação filosófica no perfil “Filósofa?” (@filosofa.deinterrogacao), no Instagram e que a dupla percebeu uma demanda bem-aceita pelo público em geral, não só de profissionais da área. “Pensando nisso, aliado ao fato de gostarmos muito do formato de podcast, adaptamos a filosofia para uma linguagem mais acessível buscando atravessá-la na cultura pop”, afirma.

Freddy Costa. Foto: Divulgação

Para a preparação do programa, os idealizadores escolhem um tema que está de alguma forma em alta na sociedade, conectando com o pensamento de alguns filósofos e em seguida, entram em contato com possíveis convidados que possam colaborar com tema. Após longa pesquisa, é criado um grupo nas mídias sociais para que a pauta seja debatida com os convidados, sendo este um ponto fundamental para trazer uma nova visão sobre os temas que serão discutidos.

“Partimos da nossa bolha de influências mais imediata e a recepção foi muito boa. O link da cultura pop com a filosofia é sempre colocado como ponto alto do podcast, pois faz a compreensão filosófica ser de fato acessível para quem quer que seja. A leveza de como os temas são abordados é um fator sempre mencionado nos feedbacks deixados nas redes sociais e e-mail. Além disso, os ouvintes sempre sugerem temas ligados a séries, filmes, animes que gostariam que abordássemos a partir da filosofia”, destaca Débora Fofano.

Os episódios são lançados quinzenalmente. A dupla acabou de lançar, no dia 19 de novembro, o episódio #7, no qual é tratado o tema “Apocalipse”. Até o momento já foram lançados episódios que discutem temas como pop-art, crítica social e resistência no futebol, protagonismo feminino, distopias, realidades paralelas, entre outros.

O programa está disponível nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Google Podcast.

%d blogueiros gostam disto: