Agenda Cultural Teatro

Festival TIC realiza programação voltada para a educação e cultura na infância

Clélia Rosa, pedagoga e mestra em Educação participa da 10ª TIC falando sobre “Relações étnico-raciais na educação”. Foto: Divulgação

A 10º TIC traz webinars, adaptações de espetáculos teatrais para versões virtuais para o Youtube e para sessões online exclusivas para escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu

A 10ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que acontecerá de 16 de novembro a 06 de dezembro em formato virtual, abre sua programação com um seminário virtual sobre Cultura, Arte e Educação, que conta com a presença de especialistas de renome nacional. Serão cinco webinars gratuitos transmitidos ao vivo, de 16 a 20 de novembro, às 14h, pelo canal da Invento Produções Culturais no Youtube. Para participar, basta realizar a inscrição no site https://festivaltic.com.br/inscricao/. O festival concederá certificado aos participantes.

A série de webinars começa na segunda-feira (16), com o tema “Teatro e a Escola”, conduzido por uma das pesquisadoras pioneiras em Pedagogia do Teatro, Ingrid Dormien Koudela, doutora em Artes Cênicas e professora da USP. A palestrante abordará como a capacidade de representação dramática está presente tanto nos jogos de faz de conta, quanto em espetáculos de teatro representado por atores profissionais, assumindo diferentes formas que se desenvolvem através de um processo evolutivo e construtivo, da criança até o artista adulto.

Ingrid Koudela. Foto: Divulgação

Já no dia seguinte, dia 17, a pesquisadora Lydia Hortélio vai ministrar o webinar “Criança, natureza, cultura infantil”. Com pesquisa em temas como “Cultura da Criança”, “Música Tradicional da Infância” e “Educação através da Cultura”, a palestrante conta que a Cultura Infantil é tecida na interação da criança consigo mesma, com as outras crianças e com o mundo.

Lydia Hortélio. Foto: Rinaldo Martinnuci

“A cultura infantil é única e una em cada gesto, e a criança, infante que é de sua espécie, necessita, como todas as outras, do espaço natural para exercer movimento próprio e inaugurar com vigor e alegria seus talentos infinitos. A natureza é o espaço primordial portador da vida, com suas múltiplas dimensões e desafios”, diz Lydia Hortélio, etnomusicóloga, educadora e pesquisadora de cultura infantil e música da infância.

Na quarta-feira (18) Isabel Marques, coreógrafa, doutora em Educação (USP) e mestre em Dança (MA in Dance Studies, hoje Trinity Laban), abordará o tema “Dançando na escola”. No webinar, falará sobre a dança nas escolas em tempos e espaços inesperados e incertos, abordando a questão da pandemia da covid-19, as apresentações em telas e os corpos atravessados pela dança.

Isabel Marques. Foto: Divulgação

No dia 19, o webinar “Arte para a primeira infância na educação” será com Paulo Fochi, especialista em educação infantil. Ele tratará sobre quando bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas têm acesso às mais diversas formas de intervenção cultural, criam-se outros modos de subjetivação e, portanto, outros modos de estar no mundo. Paulo é doutor em educação e um dos redatores da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC).

Paulo Fochi. Foto: Divulgação

Relações étnico-raciais na educação

O Seminário Virtual Cultura, Arte e Educação encerra na sexta-feira, dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, com o tema “Relações étnico-raciais na educação”, que será ministrado pela pedagoga, mestra em Educação e especialista em questões de gênero e étnico-raciais, Clélia Rosa. Serão abordados diferentes aspectos da cultura, arte e educação relacionados às culturas africanas e afro-brasileiras e à ressignificação do papel do negro na construção da cultura e do Brasil, entendendo as crianças como produtoras de culturas, que criam seus códigos e ressignificam o que já existe.

Live com adaptações de espetáculos teatrais para as telas

Após a semana de webinars, o TIC realizará no sábado (21/11) a sua segunda live com espetáculo de teatro de animação, contação de histórias, oficina de brinquedos reciclados e muita música. Além disso, vai lançar seis espetáculos teatrais adaptados para as telas, que marcaram a história do festival. Esses espetáculos serão exibidos no canal do Youtube da Invento Produções Culturais e ficarão disponíveis de 21 de novembro a 06 de dezembro.

Os mesmos espetáculos também serão exibidos em sessões virtuais exclusivas para estudantes de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, de 23 de novembro a 04 de dezembro, em transmissões com interação ao vivo dos personagens com os alunos. Toda a programação do festival contará com intérprete de Libras.

Carbono zero

Nesta edição, o TIC abraça a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O festival junto a consultoria Dialogus, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Ceará, está calculando a emissão de CO² emitido pelo projeto e visa neutralizar esse impacto na natureza. Para isso, o TIC vai realizar plantações de mudas junto a organizações sociais, que cuidam do meio-ambiente aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este ano, o evento será livre de carbono.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 10º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Tem o patrocínio da Nerorubber, Sugar Shoes, Coopershoes e Votorantim. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Instituto Dragão do Mar/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Promoção: D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

PROGRAMAÇÃO

Webinars: De 16 a 20/11 às 14h.

Dia 16 – O teatro e a escola

Com Ingrid Koutela, doutora em Artes Cênicas, professora da USP e pesquisadora pioneira em Pedagogia do Teatro.

Dia 17 – Criança, natureza, cultura infantil

Com Lydia Hortelio, etnomusicóloga, educadora e pesquisadora de cultura infantil e música da infância.

Dia 18 – Dançando na escola

Com Isabel Marques, coreógrafa, pedagoga, mestra em Dança e doutora em Educação.

Dia 19 – Arte para a primeira infância na educação

Com Paulo Fochi, doutor em educação e um dos redatores da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC)

Dia 20 – Relações étnico-raciais na educação

Com Clélia Rosa, pedagoga, mestra em Educação, especialista em questões de gênero e étnico-raciais.

SERVIÇO

10º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará | Seminário virtual Cultura, Arte e Educação – De 16 a 20 de novembro, sempre às 14 h, pelo canal da Invento produções Culturais no Youtube. Toda a programação é gratuita e contará com intérprete de Libras.

Inscrições e mais informações: www.festivaltic.com.br.

Link: youtube.com/InventoProduçõesCulturais.

%d blogueiros gostam disto: