Coluna Lorena Portela

8 situações perfeitas para ouvir ‘La Mar’, álbum de Lorena Nunes

Foto: Camila de Almeida.

Por Lorena Portela – 10/11/2020

Iniciando uma nova maré em sua carreira, Lorena Nunes fez de 2020 uma onda e tanto. Aliás, desde o final do ano passado, a cantora cearense não para, entre gravações e lançamento de um álbum ao vivo e mais o lançamento de um disco inédito, “La Mar”, cujo trabalho inclui o clipe do single “Calma”. Para a Lorena, cantora, o álbum traz um quê de meditativo, de respiração, de fluidez. Para a outra Lorena, essa aqui que vos escreve em pleno outono londrino, o álbum é um dia de sol. Daqueles abertos, quentes e azuis.

Foi tendo isso em mente que fiz uma lista de 8 ocasiões perfeitas para ouvir este álbum que viciou meu Spotify sem que eu pudesse (nem quisesse) fazer nada para mudar. Já dá o play:

  1. Música: Ponto Cego

“Olhar para o ponto cego e ver que há um universo em cada ser”

Ocasião: Banho de chuveiro, luz apagada, acende umas velas cheirosas, fecha a porta, deixa a água e a música rolarem. Eu testei. Vai por mim.

  1. Músicas: Minha Praia e Tenho Um Verão

“Tenho um verão que mora aqui dentro de mim”

Ocasião: pode escolher qualquer praia. Barra do Ceará, Praia do Futuro, Praia de Iracema, Poço da Draga, Porto das Dunas. Mergulha sem miséria. Come queijinho coalho, toma água de coco, sente o sol arder. Mergulha de novo. Só vai.

  1. Músicas: Detox e Calma

“Ásia, Malásia, Bahia, Senegal, qualquer lugar que não seja aqui”

Ocasião: Noite de sexta-feira, lockdown, sozinha (o) em casa (mesmo com gente em casa), bate aquela ansiedade de não fazer nada, o-a crush some no WhatsApp, a gente só quer um carinho, o mundo tá todo estranho, galera insiste em parecer feliz no Instagram, ninguém aguenta mais o jornal na TV, vontade de sumir, duas garrafas de vinho esvaziadas. Calma. E coloca essas duas músicas no repeat.

  1. Música: Bom dia, Saudade

“E eu fico assim, assim, chega dá dó, sorrio por fora o que dentro chora”

Ocasião: Para fazer uma lista de todas as pessoas que você vai abraçar (e beijar e dançar junto) depois da pandemia.

  1. Música: Deja Caer

“Que hay belleza, hay belleza en el amor”

Ocasião: Para dirigir na estrada, janela aberta, ventinho na cara, dançando com cinto de segurança, fingindo que fala espanhol fluente.

  1. Música: Moi mais Tu

“Romance pesadão, clichê, moi mais tu, cachaça de jambu flambada com glacê… o nosso lance é sabor de pimenta”

Ocasião: Quando você, finalmente, se curva diante da certeza da paixão, do amor ou qualquer coisa que o valha. Manda essa música para ele. Manda para ela, vai.

  1. Música: Chuva Mascavo

“Teu corpo nu, meu corpo nu, desliza a melanina”

Ocasião: Se você não tiver sua própria ideia do que fazer enquanto ouve essa música, sinto muito, mas não sei como ajudar.

  1. Música: Maior dos Continentes

“No mar da contracultura, nadando contra a corrente, a favor da correnteza… La Mar, te navego com respeito”

Ocasião: Para observar, ver, ouvir e sentir todas as referências de Lorena para este disco, com capa de Zé Filho: simbologias ciganas, povos originários, realezas e deidades. Tudo que faz parte do Universo interior cantora, manifestado no La Mar, em honraria à sua ancestralidade, espiritualidade, sagrado feminino, magia e cigania.

Se a lista acima não ajudou, faça sua própria, crie outras situações. Só não deixe de ouvir.

Em tempo: O clipe de “Calma” está no Youtube. O álbum “La Mar” pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Tidal, Apple Music, e tudo em quanto.

***

.

Lorena Portela é jornalista e redatora. É cearense, como Belchior. Viveu em Lisboa, terra de Fernando Pessoa, por quatro anos e hoje mora em Londres, cidade de Virginia Woolf.

%d blogueiros gostam disto: