Agenda Cultural

Programação virtual da Rede de Museus-Casas Literários apresenta atividades sobre gênero e poesia concreta

Museus Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas, respectivamente. Fotos: André Hoff.

A programação é gratuita e, para assistir e interagir com as atividades, basta acessar o canal de YouTube ou Facebook das instituições.

O Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, apresentam em novembro atividades relacionadas ao debate sobre gênero, poesia concreta e as transformações de uma residência em um museu-casa.

A programação é gratuita e as atividades ocorrem pelo Facebook e YouTube das instituições, sempre a partir das 16h30.

Casa Mário de Andrade

O Ciclo Gênero e Sexualidade conta com duas atividades do Núcleo de Ação Educativa em novembro, com coordenação do educador Arthur Major, formado em História (FFLCH-USP), professor de cursinhos populares e educador da Casa Mário de Andrade.

No dia 5 de novembro, quinta-feira, a atividade A representação da mulher indígena na obra de Mário de Andrade reflete a partir da obra clássica do escritor, Macunaíma (1928), e focará as discussões sobre a representação da mulher indígena na história da literatura brasileira, assim como a produção autoral de mulheres indígenas.

A conversa terá como convidadas Fernanda Vieira, indígena de origem Xokó, doutoranda em Estudos de Literatura na UERJ, ativista, escritora, professora, tradutora e fundadora da ikamiaba.com.br, site que divulga literaturas Indígenas e pesquisas relacionadas no Brasil e no mundo; e Francis Mary Rosa, doutoranda em Educação e Contemporaneidade do PPGEduC- UNEB, Mestra em Crítica Cultural pela Universidade Estadual da Bahia e professora da rede federal no IF Baiano- Campus Xique-Xique.

Em Amar, verbo intransitivo, mesmo nome do romance de Mário de Andrade dos anos 1920, a conversa será voltada à representação da prostituição na literatura brasileira e literatura erótica.

A atividade será realizada no dia 19 de novembro, quinta-feira, e contará com as convidadas Aline Leal, pós-doutoranda em Letras da PUC-Rio e autora de obras como Sob o sol de Hilda Hilst e Georges Bataille (PUC-Rio/Azougue, 2018) e Caroço (7 Letras, 2016); e Luisa Destri, doutora em Literatura Brasileira pela USP e mestra em Teoria e História Literária pela Unicamp.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Em Conversa sobre Poesia Concreta, André Bispo, graduado em Filosofia com extensão universitária em Museologia e educador no museu Casa das Rosas, abordará o movimento da poesia concreta iniciado pelos poetas Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.

No dia 4 de novembro, quarta-feira, o profissional mostrará como o movimento vanguardista expandiu o modo de relação com as palavras e significados por meio do poema visual, além da proposição educativa “Palavra, forma e sentido” para o público identificar possibilidades de criação de poemas visuais em casa.

Nos dias 7 e 14 de novembro, o museu realiza o curso Educação pela poesia das coisas, direcionado para professores e educadores em geral via Google Meet. Aos sábados, das 15h às 17h, a breve formação mediada por Alexandra Rocha, coordenadora do Núcleo Educativo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, apresentará a poesia de Haroldo de Campos – patrono da Casa das Rosas, ensaísta, tradutor e um dos criadores da poesia concreta.

As inscrições estão abertas pelo site do museu: http://www.casadasrosas.org.br/agenda/curso-para-professores-e-educadores-em-geral-educacao-pela-poesia-das-coisas

Casa Guilherme de Almeida

Ana Lídia Teberga e Maryangela Barbieri, educadoras na Casa Guilherme de Almeida, convidam o historiador Guilherme Lopes Vieira para uma conversa sobre a pesquisa Casa Guilherme de Almeida: A fabricação de um museu-casa (1969-1979), que ele desenvolveu a respeito dos fatores que influenciaram a transformação da antiga residência do poeta, localizada no bairro Perdizes, em São Paulo, em espaço museológico biográfico e literário, a partir da investigação do contexto político que propiciou a criação da instituição. O encontro virtual ocorre no dia 6 de novembro, sexta-feira.

A série Mulheres do acervo do museu-casa literário apresenta informações sobre a vida e a obra da pintora modernista Moussia Pinto Alves. No dia 20 de novembro, sexta-feira, a atividade será apresentada por Rafael Veloso, licenciado em Letras – Língua portuguesa e Linguística pela FFLCH-USP, com experiência em tradução-interpretação de Libras e educador na Casa Guilherme de Almeida.

SERVIÇO:

Casa Mário de Andrade

Ciclo Gênero e Sexualidade

A representação da mulher indígena na obra de Mário de Andrade, com Arthur Major e convidadas: Fernanda Vieira e Francis Mary Rosa
Quando: 5 de novembro, quinta-feira, às 16h30
Classificação indicativa: livre | Grátis
Plataformas: Facebook e YouTube

Amar, verbo intransitivo, com Arthur Major e convidadas: Aline Leal e Luisa Destri
Quando: 19 de novembro, quinta-feira, às 16h30
Classificação indicativa: livre | Grátis
Plataformas: Facebook e YouTube

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.br; educativo@casamariodeandrade.org.br
Agendamento de visitas para as exposições: http://www.casamariodeandrade.org.br

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Conversa sobre Poesia Concreta, com André Bispo
Quando: 4 de novembro, quarta-feira
Horário: às 16h30
Classificação indicativa: livre | Grátis
Plataformas: Facebook e YouTube

Curso | Educação pela poesia das coisas – para professores e educadores em geral, com Núcleo de Ação Educativa e Centro de Referência Haroldo de Campos

Quando: 7 e 14 de novembro, sábado
Horário: das 15h às 17h
Vagas não limitadas | Grátis
Plataforma: Google Meet
Inscrição aberta até 7/11: http://www.casadasrosas.org.br/agenda/curso-para-professores-e-educadores-em-geral-educacao-pela-poesia-das-coisas

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br
Agendamento de visitas as exposições: http://www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida

Casa Guilherme de Almeida: a fabricação de um museu-casa, com Ana Lídia Teberga e Maryangela Barbieri. Convidado: Guilherme Lopes Vieira

Quando: 6 de novembro, sexta-feira
Horário: às 16h30
Classificação indicativa: livre | Grátis
Plataformas: Facebook e YouTube

Mulheres do acervo: Moussia Pinto Alves, com Rafael Veloso
Quando: 20 de novembro, sexta-feira
Horário: às 16h30
Classificação indicativa: livre | Grátis
Plataformas: Facebook e YouTube

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.br, educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Agendamento de visitas para as exposições: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/
Programação gratuita

%d blogueiros gostam disto: