Agenda Cultural Ceará

2º Anima Ceará – Festival de Cinema de Animação, Game e Web começa nesta quinta (5)

Foto: Frame de “Animando” de Marcos Magalhães

A programação é virtual e gratuita e conta com Mostra Competitiva de Curta-Metragem, Mostra Infantil e Acessível, além de atividades formativas.

Começa nesta quinta (5) e segue até domingo (8), o 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web. O evento conta com webinar, bate-papos, workshops, homenagens, exibições e uma série de debates transmitidos pelo Youtube oficial do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Com acesso gratuito, a programação teve início às 9h com uma homenagem do cineasta de animação, Marcos Magalhães, autor dos curtas “Meow!” (1981), que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e “Animando” (1987), que foi filmado no National Film Board of Canadá. Ambos os filmes compõem a Mostra Infantil e Acessível do festival, que estarão disponíveis a partir das 10h nas versões com e sem audiodescrição, até o encerramento do evento no dia 8.

Foto: Frame do curta “Meow” (1981)/Divulgação

As exibições da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem ocorrerão nesta quinta-feira (5), das 9h às 19h até sábado (7), com filmes diferentes a cada dia, totalizando 22 curtas. Nos três dias, após as exibições, das 20h às 22h, realizadores dos filmes e críticos de cinema participam de debates sobre os curtas exibidos na sessão do dia. Os diálogos serão mediados por Vinícius Bozzo (CE).

Os filmes exibidos nesta quinta serão os curtas “Poética de Barro”, de Giuliana Danza (Belo Horizonte/MG); “O Mundo de Clara”, de Ayodê França (Recife/PE); “Lé com Cré”, de Cassandra Reis (São Paulo/SP); “Andorinha”, de Clara Braem (Rio de Janeiro/RJ); “Vento Viajante”, de Analúcia Godoi (Vitória/ES) e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (Escolas municipais de Icapuí/ CE).

Foto: Frame de “O Brasil de Tuhu – Nesta Rua”/Divulgação

Também serão exibidos “Claudete e o Bolo”, de Fádhia Salomão (São Paulo/SP); “Trip & Treasure”, de Alunos do Estúdio Escola de Animação (Rio de Janeiro/RJ); “Gato the Cat – O Gato sem Botas”, de Paula de Abreu (Belo Horizonte/MG); e “O Brasil de Tuhu – Nesta Rua”, de Felipe Grosso e Odirlei Seixas (Rio de Janeiro/RJ).

Além das exibições de filmes, também serão realizadas atividades formativas, das 15h às 16h30, de quinta a domingo. Quem abre essa programação é Aline Belli, produtora-executiva das séries “Boris e Rufus” (Belli Studio), que está em exibição no canal Disney XD Latin American e TV Cultura. Íris Sodré, sócia-fundadora da Gavulino Filmes também participa da programação com o webinar “Panorama e desafios da produção audiovisual de animação fora do eixo Rio-São Paulo, mais especificamente a produção nas regiões CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Foto: Íris Sodré, sócia-fundadora da Gavulino Filmes/Divulgação

O 2º Anima Ceará

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área.

O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

SERVIÇO

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web – De 5 a 8 de novembro de 2020 no canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Site: www.animafestival.com.br. Redes sociais: @festivalanimaceara. Contatos: (85) 3055-3465. producaoanimace@gmail.com.

Canal do Anima Ceará:

https://www.youtube.com/channel/UCm6SG7M44mQUvQk6IeI1tlw

Canal do Cineteatro São Luiz:

https://www.youtube.com/channel/UCkhQMY-zUkOCIh9ttK-eN9A

Canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

https://www.youtube.com/channel/UCLmzqznbHNVYut6jLDQdG8g

%d blogueiros gostam disto: