Agenda Cultural

Centro Cultural Belchior divulga programação virtual de novembro

Luiza Nobel. Foto: Alan Sousa

O Centro Cultural Belchior (CCBel) divulgou a programação de novembro, que continua sendo realizada virtualmente. A abertura da programação da primeira edição do Corredor Cultural Benfica 2020 ocorrerá no dia 12 de novembro, com show da cantora Luíza Nobel. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do Instituto Iracema no youtube, a partir das 18h.

No dia 20 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, também serão realizados shows no canal do Instituto Iracema no Youtube, a partir das 17h. As 3 atrações são: Afoxé Acabaca, Viramundo e Caravana Cultural.

O Corredor Cultural Benfica, projeto de ocupação artístico-cultural do conhecido bairro universitário Capital Cearense realizado pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura; da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística e da Maestria Comunicação e Eventos; e apoio cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor); do Instituto Iracema e do Centro Cultural Belchior.

Atividades Formativas

Oficina: Curadoria e formas do romance contemporâneo
Facilitadora: Edma de Góis
Quando: 17 a 20 de novembro, às 15h
Onde: Plataforma Google Meet / Classroom

Sinopse: O curso abordará como autores contemporâneos atuam como curadores/as de suas próprias obras, indicando caminhos de leitura e propondo alterações na forma romanesca. O objetivo da formação é apresentar e discutir como narrativas brasileiras contemporâneas em que são utilizados diferentes recursos semióticos, alguns de outros sistemas artísticos, expandem formas tradicionais como o romance, e exigem do leitor novas formas de ler o texto contemporâneo. Para tanto, recorreremos aos estudos de curadoria, utilizando-os como ferramenta teórica e prática para analisar empreendimentos literários do presente. Gratuito!

[Informações sobre inscrições serão disponibilizadas nas redes sociais do Instituto Iracema.]

Workshop: Dimensão Estética do Cabelo Afro na Arte Africana
Facilitadora: Layla Maryzandra
Quando: 25 de novembro, às 15h
Onde: Canal do Youtube do Instituto Iracema

Sinopse: O workshop vai abordar o lugar dos penteados tradicionais africanos, seus significados em diferentes etnias africanas através da arte. Refletir as linguagens estéticas da arte africana, partindo da perspectiva das estátuas, máscaras, pentes e de como essa arte do cabelo se manifesta nos imaginários artísticos da diáspora em diferentes formatos no decorrer da história. Gratuito!

Edital Pluga e Pensa – Inscrições Prorrogadas

Até o dia 31 de dezembro é possível credenciar propostas de atividades formativas no âmbito das artes e da cultura para serem desenvolvidas no Centro Cultural Belchior. Artistas e profissionais de formação e queiram compartilhar conhecimentos ligados ao campo das artes, da cultura, com destaque para a música, podem realizar credenciamento através do Mapa Cultural do Ceará. Link: https://mapacultural.fortaleza.ce.gov.br/oportunidade/1805/

%d blogueiros gostam disto: