Agenda Cultural

27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga realiza webinário com artistas pesquisadores

Luzia Amélia. Foto: Tassia Araújo

O webinário acontece nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições são gratuitas.

O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) dá continuidade à sua 27ª edição, iniciada em setembro com a Mostra Nordeste, com o Webinário de Artistas Pesquisadores centrado no tema “Estéticas, Discursos e Políticas Negras nas Artes Cênicas”.

O webinário acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, reunindo, em três encontros, artistas pesquisadores de universidades da Bahia, do Ceará, do Maranhão e do Piauí que pesquisam e produzem artefatos artísticos que se estruturam por meios de poéticas, práticas, investigações e narrativas afrocentradas.

O evento é gratuito, aberto ao público e a transmissão acontecerá em uma sala virtual. O acesso será disponibilizado após a inscrição, que deverá ser feita pelo site do festival. Para os não inscritos, o acesso será por meio do canal do Youtube do FNT.

A abertura do webinário será no dia 26 (segunda-feira), às 14h, com o tema “Políticas e Poéticas Negras: Formação e Representatividade nas Artes Cênicas”, que terá como convidados Alexandra Dumas (UFBA) e Ricardo Nascimento (UNILAB) e a mediação de Abimaelson Santos (UFMA). Será um compartilhamento de ações políticas que reverberam diretamente na construção de poéticas negras, onde se observará os impactos educativos destas experiências no processo de formação de artistas, de pesquisadores e do público de modo geral.

No encontro seguinte, às 16h, Fernanda Julia Onisajé, da Bahia, e Altemar Di Monteiro, do Ceará, conversam sobre “Corpos, Discursos e Estéticas Negras em Cena” no encontro mediado por Abimaelson Santos (UFMA) e Carolina Bernardo (UNILAB). Serão apresentadas algumas possibilidades de discursos estéticos que são construídos no teatro, por meio de uma poética negra.

Encerrando a programação do webinário, no dia 27 (terça-feira), às 15h, Luzia Amélia, do Piauí, e Tieta Macau, do Maranhão, participam do encontro sobre “Dança, Ancestralidades e Estéticas Negras”, onde apresentarão experiências estéticas, no campo da dança, que são pautadas em corporeidades, discursos e presença negra na vida cotidiana. A mediação será de Abimaelson Santos (UFMA), Rosalina Semedo de Andrade Tavares (UNILAB) e Arilson dos Santos Gomes (UNILAB).

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26/10 (SEGUNDA)

14h – POLÍTICAS E POÉTICAS NEGRAS: FORMAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NAS ARTES CÊNICAS.
Profª Drª Alexandra Dumas (UFBA)
Prof. Ricardo Nascimento. Coordenador de Arte e Cultura (UNILAB)
Mediador: Prof. Abimaelson Santos (UFMA)

16h – CORPOS, DISCURSOS E ESTÉTICAS NEGRAS EM CENA
Fernanda Julia Onisajé (BAHIA)
Altemar Di Monteiro (CEARÁ)
Mediadores: Prof. Abimaelson Santos (UFMA) e Profª. Carolina Bernardo (UNILAB)

Dia 27|10 (TERÇA)

15h – DANÇA, ANCESTRALIDADES E ESTÉTICAS NEGRAS
Luzia Amélia (PIAUÍ)
Tieta Macau (MARANHÃO)
Mediadores: Prof. Abimaelson Santos (UFMA), Profª. Rosalina Semedo de Andrade Tavares (UNILAB) e Arilson dos Santos Gomes (UNILAB)

O 27º FNT

“É. Foi. Será. Teatro” é o tema do 27º FNT, que diante das dificuldades das limitações impostas por conta da pandemia da Covid-19, adotou o formato virtual e presencial para viabilizar a realização das mostras e ações formativas que marcam sua programação anualmente. Para isso, distribuiu a edição em quatro momentos, chamados de “Estações”, de setembro a dezembro.

A 1ª Estação foi virtual, de 26 a 30 de setembro, com os espetáculos e os debates da Mostra Nordeste. A 2ª Estação acontece agora em outubro, também virtual, com o Webinário de Artistas Pesquisadores. Em novembro, o FNT continua com a 3ª Estação em formato virtual.

Com a 4ª Estação o FNT encerra a 27ª edição em dezembro, de forma presencial em Guaramiranga, com duas mostras, a FNT para Crianças, com espetáculos e contação de histórias, e a Palco Ceará, que leva à cena a produção teatral cearense.

SERVIÇO:

27º FNT – Webinário de Artistas Pesquisadores – Estéticas, Discursos e Políticas Negras nas Artes Cênicas – 2ª Estação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga: virtual nos dias 26 e 27 de outubro de 2020. Inscrições gratuitas no site do festival.
Informações: (85) 3321-1405 / E-mail: fnt@agua.art.br. Site: https://agua.art.br/fnt/. Facebook e Instagram: fntguaramiranga. Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5yKy7M8U7509TGsM7o9VUA.

%d blogueiros gostam disto: