Agenda Cultural Edital

Semana da Mídia na Escola reflete sobre Mídias na Base Nacional Comum Curricular

As atividades serão desenvolvidas entre os dias 26 a 30 de outubro e pode se inscrever qualquer escola (pública ou privada), com oferta dos Ensinos Infantil, Fundamental I, II e/ou Ensino Médio.

A Semana da Mídia na Escola é uma iniciativa anual que valoriza a produção de conteúdo na escola usando mídias digitais. O evento reúne educadores, estudantes e profissionais envolvidos com atividades em torno do compartilhamento de práticas que abordam criação e produção de conteúdo com mídias na escola.

O evento ocorre pela primeira vez entre os dias 26 e 30 de outubro e o tema central da edição de 2020 é Mídias na Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da Semana da Mídia na Escola é envolver escolas públicas e/ou privadas na promoção de atividades acadêmicas voltadas à comunicação e às mídias em geral.

Para se inscrever, cada escola deverá preencher formulário de inscrição indicando qual ação será desenvolvida. As ações devem tratar das mídias impressas, eletrônicas e digitais, como: rádio, jornal, revista, televisão, fotografia, cinema e internet.

Além disso, discussões em sala, debates virtuais, oficinas, seminários e workshops são sugeridos para tratar de diversos temas, como: publicidade na internet, jornalismo na internet, fake news, mídias sociais e juventude, cyberbullying, discurso de ódio em meio digital, internet do futuro, inteligência artificial e realidade aumentada.

A iniciativa é do professor Marcio Gonçalves, que é educador Google Innovator e desenvolveu este projeto dentro da Academia de Educadores do programa Google For Education no Brasil. A Semana é uma realização como parte da Academia de Educadores Google Certified Innovators, e conta com a mentoria da comunicadora e especialista em Design Gráfico pelo California Institute of the Arts, Karla Vidal.

A Semana da Mídia na Escola tem inspiração na Semana de Imprensa e Mídia que acontece na Suíça Romana (https://www.semainedesmedias.tv/) e na França (https://www.clemi.fr/). Outras inspirações são a Semana Global de Alfabetização em Mídia e Informação, o Arduíno Day, o Dia Mundial da Criatividade, o Scratch Day e o Dia da Internet Segura.

“Entendemos que nos tornamos produtores de conteúdo cada vez mais cedo e a expressão “mídia” vai além da televisão, do rádio e dos jornais. Por esse motivo, a escola precisa iniciar o debate, por exemplo, sobre o campo jornalístico-midiático que é apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Marcio Gonçalves.

A BNCC e o campo jornalístico-midiático

A BNCC trata do campo jornalístico-midiático em que uma série de habilidades devem ser desenvolvidas com essa geração que entrará no Ensino Médio. As escolas particulares e públicas têm até o final de 2020 para adaptarem-se a estas novas diretrizes curriculares.

“A escola que aderir à Semana da Mídia na Escola deve reservar os dias 26, 27, 28, 29 e 30 de outubro de 2020 para realizar atividades voltadas ao tema desta edição: Mídias na Base Nacional Curricular. As ações pensadas podem ser realizadas dentro da sala de aula, fora dela ou de forma virtual”, completa Marcio.

SERVIÇO:

Semana da Mídia na Escola
Data: 26 a 30 de outubro de 2020
Local: Qualquer escola, pública ou privada, com oferta dos Ensinos Infantil, Fundamental I, II e/ou Ensino Médio, que queira incluir a Semana da Mídia na Escola no calendário anual de atividades acadêmicas. Atividades mediadas pela internet realizadas por professores e profissionais em adesão à Semana da Mídia na Escola.
Site com programação oficial: bit.ly/midiasnaescola
E-mail de contato: projetos@aulasemparedes.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/semanadamidianaescola/
Instagram: https://www.instagram.com/midianaescola/
Adesão: Formulário de inscrição em atividades: http://bit.ly/inscricoesmidia
Release: Semana da Mídia na Escola http://bit.ly/releasemidianaescola

%d blogueiros gostam disto: