Agenda Cultural lide liquido São Paulo

Poesias da escritora indiana Rupi Kaur e Clube do Livro são destaques das bibliotecas das Fábricas de Cultura

Foto: Capa/reprodução

Atividades são gratuitas e ocorrem por meio dos canais virtuais do programa Fábricas de Cultura

As bibliotecas das Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, assim como a unidade de Diadema – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – estão com uma agenda diversificada de atividades on-line durante o mês de outubro. Não é necessária inscrição para conferir e participar. Após exibição nas plataformas virtuais, a gravação das apresentações fica disponível nos respectivos canais.

No dia 14 de outubro, quarta-feira, entre 15h e 16h, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresentará uma conversa sobre o livro Outros jeitos de usar a boca, da escritora indiana Rupi Kaur. Pelo canal no Soundcloud, a mediação será direcionada por alguns poemas da obra que simbolizam a força de assuntos como o amor, traumas, violência, opressão e machismo, apontando paralelos com as etapas da vida real das mulheres que vivem na sociedade de hoje.

Já no dia 15 de outubro, quinta-feira, a partir das 15h no canal do Youtube será realizada a atividade As cores da luta LGBTQI+: Conheça a história da Rebelião de Stonewall, na qual Juliana Monteiro, analista de biblioteca Jr, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, apresentará a importância do dia 28 de junho de 1969 em Manhattan, distrito de Nova Iorque. Nessa data ocorreu a Rebelião de Stonewall, um marco para a luta dos direitos sociais e civis da população LGBTQI+ por meio da visibilidade, dos constantes abusos policiais que foram evidenciados e como ela contribuiu para os avanços obtidos até hoje para a comunidade.

Cores da luta LGBTQI+. Foto: Reprodução

A Fábrica de Cultura de Diadema também conta com atividades no dia 22 de outubro, às 15h. As equipes pedagógicas e da biblioteca produziram uma série de sete vídeos contos, partindo de propostas trazidas pela analista de biblioteca Ifé Rosa Oadq. Entre os vídeos contos apresentados neste dia, estarão “Luta”, “Água”, “Elevador Lacerda” e “Correntes. Todas as exibições ocorrem via YouTube.

Inspirada pelo contexto atual de pandemia da Covid-19, a biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia retomará alguns aspectos que estiveram no motim popular contra a vacina antivaríola que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em novembro de 1904, conhecido como a Revolta da Vacina.

Apesar do acontecimento ter recebido esse nome, em vídeo pelo YouTube, a equipe da biblioteca irá tratar das questões sociais mais profundas que em conjunto podem ser consideradas estopim para a revolta popular naquele período, nos baseando em fontes da época e em textos específicos sobre o assunto. A apresentação desse fato histórico será no dia 26 de outubro, segunda-feira, às 11h.

Pela Fábrica de Cultura Capão Redondo, a biblioteca da unidade realizará o Clube do Livro: “Akira” no dia 27 de outubro, terça-feira, das 11h às 12h, via YouTube. Akira é um mangá – História em Quadrinhos japonês – de 1988 criado por Katsuhiro Otomo, considerado um dos precursores no clássico estilo “Ciber Punk”. Além disso, o quadrinho vem acompanhado de um filme com roteiro e direção do autor. Alerta spoiler: neste Clube do Livro não só a HQ será abordada, como também a releitura presente no filme, pois as duas obras têm algumas diferenças e o mesmo enredo.

Foto: HQ Akira/Capa/Reprodução

Finalizando o mês de outubro, o Sarau do Medo: edição on-line com equipe da biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã fará a leitura de contos de terror, música-tema e contação de história sobre criaturas do nosso folclore. O público poderá conferir a atividade temática no YouTube, em 28 de outubro, quarta-feira, às 15h.

Acesse aqui a programação completa das Fábricas de Cultura: http://poiesis.org.br/maiscultura/.

SERVIÇO

OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA: A POESIA DE RUPI KAUR NA ATUALIDADE – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís
14/10 – quarta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: maiores de 12 anos
Plataforma: Soundcloud

AS CORES DA LUTA LGBTQ+: CONHEÇA A HISTÓRIA DA REBELIÃO STONEWALL – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
15/10 – quinta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: maiores de 12 anos
Plataforma: YouTube

VÍDEO CONTO – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura de Diadema
22/10 – quinta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: maiores de 12 anos
Plataforma: YouTube

A REVOLTA DA VACINA (1904) – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia
26/10 – segunda-feira – 11h às 12h
Faixa etária: maiores de 10 anos
Plataforma:YouTube

CLUBE DO LIVRO: “AKIRA” – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo
27/10 – terça-feira – 11h às 12h
Faixa Etária: maiores de 12 anos
Plataforma: YouTube

SARAU DO MEDO: EDIÇÃO ONLINE – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã
28/10 – quarta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: livre
Plataforma: YouTube

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

%d blogueiros gostam disto: