Agenda Cultural

Centro Cultural Belchior retoma parte das atividades presenciais em outubro

Foto: Carlos Weiber.

Os espaços internos do equipamento estarão disponíveis ao público através de agendamento prévio e a programação de apresentações musicias e cursos do CCBel continua com formato on-line.

O Centro Cultural Belchior (CCBel) volta a receber visitantes no local a partir desta quinta-feira, 1º de outubro. O equipamento estava de portas fechadas desde o dia 17 de março por conta da pandemia e se adaptou para atender todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19, como implantação de sinalização horizontal e vertical, fixação de dispensers de álcool em gel e a prática de aferição da temperatura na entrada.

A retomada de atividades será parcial, sendo que os espaços internos do equipamento (coworking, mirante e exposição em homenagem ao artista Belchior), estarão disponíveis ao público através de agendamento prévio, pelo telefone (85) 3219.0924 e pelo e-mail contato@centroculturalbelchior.com.

A exposição receberá visitação, com público reduzido, nos seguintes horários: 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h. Após cada visita, o local passará por higienização. É obrigatório o uso de máscara.

Programação on-line:

Em outubro, a programação de cursos e shows do CCBel continua acontecendo de forma virtual. Vale ressaltar que, por conta do período de vedação eleitoral, as atividades do equipamento continuam sendo divulgadas através das redes sociais do Instituto Cultural Iracema.

Confira a programação de outubro na íntegra:

Live – Apresentações Musicais

01, 02 e 03 de outubro, a partir das 17h: A coletiva Sombras Nebulosas inicia a programação musical do mês com participação das djs Kah Vieira nesta quinta-feira (1), Akwa Ramon na sexta-feira (2) e Marcela Sena no sábado (3). As apresentações ocorrem a partir das 17h, no perfil do instagram do Instituto Cultural Iracema (@institutoiracema).

10 de outubro, de 17h às 19h: O coletivo Hospício Cultural realiza live repleta de regionalismo no canal no youtube do Instituto Cultural Iracema, com a participação de Duas Doses de Música, Gildomar Marinho, Jord Guedes e As Ritas.

17 de outubro, também de 17h às 19h: Coletivo Vai dar Rock Ce participa do momento musical do Centro Cultural Belchior com as apresentações de Jota e os Forasteiros, Projeto Mais e Rockvoltz. Transmissão no canal do Instituto Cultural Iracema no Youtube.

24 de outubro, às 17h: Show em homenagem ao aniversário do Belchior com a artista Mulher Barbada – Toda Suja de Batom cantando as músicas do artista. A apresentação ao vivo será transmitida no canal do Instituto Iracema no YouTube.

Atividades Formativas

Curso: Montagem e Manutenção de Cabos para Áudio

2º turma: 06 a 09 de outubro (inscrições encerradas).
Facilitadora: Carol Doro
Onde: Google Meet e Classroom

Sinopse: Na oficina, a roadie profissional, Carol Doro, vai compartilhar experiências e abordar conceitos técnicos e práticos da atividade, com o intuito de capacitar profissionalmente as participantes.

Curso: Mulheres do Mar: narrativas de Fortaleza sob o olhar feminino
Facilitadora: Marie Auip
Datas: 20 a 23 de outubro e 27 de outubro a 3 de novembro
Onde: Google Meet e Classroom

Sinopse: O que pode a performance em termos de emancipação do corpo feminino? Através de dispositivos da arte da performance o curso irá desenvolver diálogos com as participantes no intuito de discutir e reconhecer o território que elas ocupam, entendendo este como parte fundante de nossas identidades, permitindo novos olhares e possibilidades de vivência. Através de cartografias,ao final da oficina, serão produzidas diversas materialidades que irão compor a instalação digital “Mulheres do Mar”.

Público feminino.

Curso: Canta Mina – Curso Básico de Canto
Facilitadora: Jéssica Cisne
Datas: 20 a 23 de outubro
Horário: 18h30 às 21h30
Onde: Google Meet e Classroom
Sinopse: Canta Mina é um projeto de aulas de canto, voltado para mulheres e ministradas pela professora e cantora Jéssica Cisne, graduada em música pela UFC-Sobral. Nas aulas serão trabalhados: exercícios de técnica vocal, ritmo, percussão corporal e alongamentos. O curso é voltado à todas as mulheres a partir de 14 anos que tenham o desejo de experienciar o canto, seja para trabalhar a técnica, ou conhecer a própria voz. Não sendo exigido nenhum conhecimento prévio.

*

Informações sobre inscrições serão disponibilizadas nas redes sociais do Instituto Iracema.

Edital Pluga e Pensa – Inscrições Prorrogadas

Até o dia 31 de dezembro é possível credenciar propostas de atividades formativas no âmbito das artes e da cultura para serem desenvolvidas no Centro Cultural Belchior.

Artistas e profissionais de formação e queiram compartilhar conhecimentos ligados ao campo das artes, da cultura, com destaque para a música, podem realizar credenciamento através do Mapa Cultural do Ceará. Link: https://mapacultural.fortaleza.ce.gov.br/oportunidade/1805/

%d blogueiros gostam disto: