Agenda Cultural Alagoas

Circuito Penedo de Cinema chega à sua 10ª edição

Foto: Paula Fernandes

Composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e apresentação de trabalhos acadêmicos, o maior evento de audiovisual de Alagoas acontece em novembro de forma on-line e presencial

A 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema, o principal evento audiovisual alagoano, acontece de 23 a 29 de novembro de 2020. Entre filmes, seminários, encontros, oficinas, rodas de conversa e sessões ao ar livre, o festival bateu recorde de filmes inscritos, com 800 proponentes e segue com a proposta de valorizar o cinema nacional em suas múltiplas possibilidades.

O Circuito Penedo é composto por três festivais: o 13º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo é aberto a todos os realizadores brasileiros e aceita, para a competição, filmes em curta-metragem. No 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, são inscritos curtas-metragens produzidos nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de todo o país. Já a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que está em sua 7ª edição, recebe curtas com temática ambiental e socioambiental. No total, foram selecionados 74 filmes para esta edição.

Foto: Divulgação

Este ano, além das sessões abertas ao público, respeitando o protocolo de segurança de combate à Covid-19, os filmes serão exibidos na plataforma do Circuito Penedo de Cinema para que tanto o público já habituado com o evento, quanto aqueles que não puderam ir à mostra, tenham acesso à vasta programação gratuita.

Inscrições de trabalhos acadêmicos

Integrante da programação do Circuito Penedo de Cinema, o 10ª Encontro de Cinema Alagoano abriu inscrições de trabalhos para apresentação oral na edição 2020. Os interessados têm até o dia 20 de outubro para se inscreverem pelo site http://www.circuitopenedodecinema.com.br. A lista com os selecionados será divulgada no dia 10 de novembro no site e nas redes sociais do Circuito.

O Encontro, que tem o objetivo de difundir pesquisas sobre a produção cinematográfica, reúne pesquisadores, professores e realizadores do audiovisual em torno de uma programação com oficinas, minicursos e palestras. A proposta é possibilitar um espaço de valorização e aproximação de diferentes agentes da cadeia audiovisual, com o objetivo de incentivar avanços significativos na área e contribuir para a produção de conhecimento.

“O Encontro é a janela aberta do Circuito Penedo para discutir questões relevantes para o cinema e a sociedade, além de políticas públicas para o setor, seja em âmbito regional, seja em nível nacional. O evento tem se colocado como um espaço de articulação dos diversos segmentos do audiovisual”, afirma Karlinne Cordeiro, uma das produtoras do Circuito.

Os trabalhos que forem apresentados durante o Encontro, no dia 28 de novembro, poderão ser publicados em um número especial da revista eletrônica Extensão em Debate, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Cada trabalho poderá ser composto por, no máximo, três autores e cada participante pode inscrever até dois trabalhos acadêmicos.

Sobre o Circuito

Além das mostras competitivas, o Circuito traz as Mostras Não Competitivas de Cinema Infantil, de longas-metragens nacionais e a retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Durante sete dias, também são realizadas oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações artísticos culturais e shows musicais

O Circuito Penedo de Cinema chega à sua 10a edição, em formato híbrido (online e presencial), de 23 a 29 de novembro em Penedo (AL). O evento é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Apoiam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.

%d blogueiros gostam disto: