Agenda Cultural

Ventos do Saber: Projeto de incentivo à leitura promove Seminário Virtual para Educadores

Imagem de Wokandapix por Pixabay

Com inscrições gratuitas, o seminário contará com a participação de nomes de relevância nacional da área da Educação, como a co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, Eliane Yunes.

O Seminário Virtual para Educadores, promovido pelo projeto Ventos do Saber, ocorrerá entre os dias 24 a 28 de agosto. Com inscrição gratuita, a proposta do seminário é abordar diferentes perspectivas que envolvem a formação leitora

A programação conta com cinco webinars, que abordarão temas como a leitura literária no contexto escolar, práticas de leitura em contexto remoto, biblioteca escolar e o direito à leitura.

O evento online é promovido pelo Ventos do Saber, projeto de incentivo à democratização do acesso ao livro e à leitura, em escolas públicas de ensino infantil e fundamental. Os encontros serão realizados pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais, sempre às 14 horas. Para participar, basta se inscrever no site ventosdosaber.com.br/inscricao/. As vagas são limitadas.

Para ampliar a bagagem de conhecimento dos educadores, o Seminário contará com a participação de profissionais do ramo da Pedagogia, Letras, Psicologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, também escritoras e contadoras de histórias. Os bate-papos serão mediados pelo diretor do Ventos do Saber, Emídio Sanderson, sócio-fundador da Invento Produções Culturais.

O Seminário dará certificado diário de ouvinte aos inscritos que, durante cada webinar, assinar a lista de presença que será feita de forma online.

Ventos do Saber

O projeto Ventos do Saber surgiu para mudar a realidade da educação em escolas públicas de ensino infantil e fundamental, buscando incentivar e melhorar a leitura dos alunos, aproximando livros, crianças e adolescentes. O objetivo é democratizar o acesso ao livro, estimular as práticas de leitura, formar bons leitores com um olhar mais crítico não só para a literatura, mas para o mundo, além de melhorar a proficiência em leitura e fortalecer as habilidades de escrita e de argumentação.

O “Ventos do Saber” é um projeto apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Aeris, tem a parceria do Instituto Seara, da Ação Humanitária, D’grau Produções e da Secretaria de Educação de Caucaia – Ceará. É uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Aeris, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação:

Dia 24/08 (segunda-feira), às 14h: “A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo” com Laiana Sousa, consultora do Ventos do Saber e doutoranda em Ciência da Informação.

25/08 (terça-feira), às 14h: “O papel do professor na formação literária” com Ana Carolina Carvalho, psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores.

26/08 (quarta-feira), às 14h: “Práticas de leitura no contexto remoto” com Carla Tocchet, educadora, mestranda em Escrita e Alfabetização e autora de livros didáticos.

27/08 (quinta-feira), às 14h: “A Leitura como Experiência Estética” com Edi Fonseca, pedagoga, contadora de histórias e formadora de professores de educação infantil.

28/08 (sexta-feira), às 14h: “O Direito à Leitura” com Eliana Yunes, professora com pós-doutorado em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

Serviço:

Seminário Virtual para Educadores
Data: de 24 a 28 de agosto de 2020
Horário: às 14h, pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais (https://www.youtube.com/InventoProducoesCulturais).
Inscrição: por meio do site ventosdosaber.com.br/inscricao/.
Mais informações: (85) 9.9991-0474 (Osiel Gomes) / (85) 9.9902-2290 (Emídio Sanderson).
Instagram e Facebook: @ventosdosaber

Vídeos do Projeto Ventos do Saber – 2019:
Sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=fpdTXHUy6Jc&t=7s
Relatório de 2019: https://www.youtube.com/watch?v=ccK-kfjjF0Q&t=24s

%d blogueiros gostam disto: