lide liquido

Prêmio Grão de Música divulga artistas contemplados em sua sétima edição

Imagem: Divulgação.

Artistas premiados e premiadas em 2020 representam catorze dos estados brasileiros.

O Prêmio Grão de Música apresentou a lista de 15 artistas premiados em sua sétima edição. A cerimônia acontecerá no dia 3 de dezembro, a partir das 19h. Nela, além das apresentações musicais, todos os premiados e premiadas recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato.

Em função da pandemia, pela primeira vez o Prêmio ocorrerá de maneira on-line e será adaptado para ser realizado sem comprometer a segurança das pessoas envolvidas e interessadas.

Segundo a idealizadora e realizadora do PGM, Socorro Lira, a organização do Prêmio está estudando a melhor forma de realizar a edição deste ano: “Por agora, podemos já dizer que tanto a organização quanto os premiados e premiadas, participam da cerimônia de premiação a partir de suas casas. Se, por um lado, esse momento traz tantos desafios, por outro também amplia as possibilidades, uma dela, é que poderá ser assistido por um público ainda maior, já que o acesso online é irrestrito”, comenta.

Disco coletânea

O disco coletânea reúne uma faixa de cada premiado e premiada e está sendo produzido com previsão de lançamento para outubro. Este ano, ainda trará a presença do Prêmio nas plataformas digitais. O CD físico tem distribuição gratuita e a versão digital fica sempre disponível no site, onde também podem ser ouvidas as coletâneas das edições anteriores. (http://premiograodemusica.com.br)

Circuito PGM em Casa

Em 2020, o Prêmio trouxe novidades, como o Circuito PGM em Casa, que aconteceu em duas etapas, entre maio e julho, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores.

O principal objetivo foi beneficiar economicamente os profissionais participantes, que em sua maioria se encontram sem nenhuma remuneração devido aos cancelamentos de agenda neste momento de isolamento social.

Confira os 15 artistas premiados e premiadas em 2020 e que representam catorze dos estados brasileiros:

Adriana Deffenti (RS)
Aparecida Silvino (CE)
Célia Sampaio (MA)
Darwinson (GO)
Euterpe (RR)
Fuba (PB)
Graça Gomes (AC)
Joana Terra (BA)
Jonathan Silva (ES)
Marfiza (RO)
Nilze Carvalho (RJ)
Osvaldinho da Cuíca (SP)
Patrícia Quinteiro (RJ)
Sergival Silva (SE)
Valéria Oliveira (RN)

Sobre o Prêmio Grão de Música

O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa da cantora e compositora paraibana, Socorro Lira. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país.

O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de “garimpar” e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas muitas vezes são ainda pouco conhecidos pelo grande público.

A seleção para a premiação é iniciada anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento das obras enviadas pelos próprios artistas interessados e das sugestões feitas pelas curadorias regionais, com colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A estas curadorias fica a importante função seletiva inicial das indicações, por isso entre os participantes estão artistas, produtores, produtoras e jornalistas com perfil engajado com arte e a canção brasileira.

Ouça todas as coletâneas de todas as edições: http://premiograodemusica.com.br/coletaneas

Curadorias Regionais: http://premiograodemusica.com.br/curadorias/

%d blogueiros gostam disto: