Agenda Cultural

Programação cultural da Casa-Museu Ema Klabin destaca gravuras raras de Maria Bonomi e Goya

“Balada do Terror” – litografia sobre papel (1971) de Maria Bonomi. Foto: Google Arts and Project

As exposições contam com acesso gratuito pelas redes sociais do museu.

O projeto #CasaMuseuEmCasa da Casa-Museu Ema Klabin apresenta em agosto duas obras da Coleção Ema Klabin. São apresentados o álbum Balada do Terror e 8 Variações, da artista Maria Bonomi e, a partir de domingo (16) duas gravuras da série Os Desastres da Guerra, de Francisco de Goya. As obras estarão disponíveis para acesso gratuito pelas redes sociais do museu e não fazem parte do percurso de exposição permanente da Coleção Ema Klabin.

O álbum Balada do Terror e 8 Variações, da artista ítalo-brasileira Maria Bonomi, um dos principais nomes da criação artística no Brasil, está disponível para acesso desde 5 de agosto. O raro álbum possui apenas vinte exemplares em todo o mundo e o público pode conferir um índice no qual são apresentados comentários da artista e anotações técnicas.

A exposição tem curadoria de Paulo de Freitas Costa e conta também com um depoimento em video da artista sobre a concepção dessa obra que faz uma crítica a ditadura militar brasileira. ( https://emaklabin.org.br/balada-do-terror )

O álbum foi lançado em 1971, durante exposição organizada por Maria Bonomi e Jayme Maurício no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Balada do Terror e 8 Variações consiste num conjunto de 9 litografias, cujo processo se iniciou ainda em 1968 com Octávio Pereira, recém saído da Gemini, em Los Angeles, um importante ateliês de gravura dos Estados Unidos.

Maria Bonomi

Maria Bonomi tem uma trajetória de intensa produção em gravura, escultura, desenho e pintura, que também inclui cenografia e figurino, além de sua atuação como professora, pesquisadora e curadora.

“Os Desastres da Guerra

Além disso, a partir do dia 16/08 também serão apresentadas duas gravuras da série “Os Desastres da Guerra” de Francisco de Goya, que trazem um relato da invasão napoleônica na Espanha durante o reinado de Fernando VII. As 82 gravuras da série “Os Desastres da Guerra” foram produzidas por Francisco de Goya entre os anos de 1810 e 1815. As gravuras escolhidas são: “Enterrar y Callar” e “Caridad.

O público será incentivado a dialogar e mostrar suas impressões utilizando os comentários nas redes sociais ou pela hashtag #ObraEmSuaCasa.

Serviço:

Projeto #CasaMuseuEmCasa da Casa-Museu Ema Klabin

Álbum Balada do Terror e 8 Variações – Maria Bonomi
Disponível em: https://emaklabin.org.br/balada-do-terror

Gravuras da série “Os Desastres da Guerra” – Goya
Data: A partir do dia 16/08
Site: https://emaklabin.org.br/

Redes sociais:

Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

%d blogueiros gostam disto: