Agenda Cultural

Programação de lives do projeto Caminhos do Divino destaca o tema ‘Reis do Congo e Império do Divino’

Na Alvorada do domingo de Pentecostes, antes do sol nascer, o grupo de Congada já está no Centro da cidade de São Luiz do Paraitinga fazendo seus louvores ao Divino Espírito Santo. Foto: Andrea Goldschmidt.

O encontro virtual, às 10h, será transmitido pelo Facebook, com a participação da produtora cultural, pesquisadora e artista Marinilda Boulay.

O projeto “Caminhos do Divino” promove neste sábado (08), às 10h, a live Reis do Congo e Império do Divino. A atividade ocorrerá no no Facebook (https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/) e terá a participação da produtora cultural, pesquisadora e artista Marinilda Boulay, com moderação da produtora executiva do projeto Vandreza Freiria.

A live faz parte da exposição virtual Caminhos do Divino (www.caminhosdodivino.com.br) produzida pela fotógrafa e diretora artística Andrea Goldschmidt e premiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). Lançada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a exposição interativa retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

A série de lives segue até 29 de agosto, todo sábado, sempre às 10h, ressaltando temas diversos relacionados a esta importante e tradicional Festa do Divino, um dos símbolos do patrimônio imaterial da cultura paulista.

Marinilda Boulay

Bacharel em Teatro (ECA-USP) e doutora em Literatura Comparada (Sorbonne Nouvelle-Paris III – França), Marinilda já ganhou, por duas vezes, o Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura do Brasil (2008 e 2012). Tem em seu currículo várias publicações e projetos de preservação e transmissão da cultura caipira, com destaque especial para o tema das Congadas e, sobretudo, para a estética naif. Atualmente, desenvolve o projeto “Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé”, para fortalecer essa tradição entre as gerações na região de Socorro (SP), sua cidade natal. É também fundadora do ITC (Instituto Totem Cultural).

Programação:

08 de agosto – “Reis do Congo e Império do Divino”
Participante: produtora cultural Marinilda Boulay

15 de agosto – “Origens e histórias culturais da festa”
Participante: historiador e ex-festeiro João Rafael Cursino dos Santos

22 de agosto – “As histórias por trás das Cavalhadas”
Participante: historiadora Esther Rapoport

29 de agosto – “Caminhos do Divino: história e resultados”
Participante: fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt

Serviço:

Programação de lives
Quando: todo sábado, até 29 de agosto
Horário: das 10h às 11h
Onde assistir: Caminhos do Divino (Facebook) – https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/

%d blogueiros gostam disto: