Agenda Cultural

Fotografia em Tempos de Distanciamento Social: Centro Cultural Belchior lança sua primeira exposição virtual

‘Qual é a tua prisão?’. Foto: Adriana Cavalcante Dourado / Divulgação

53 trabalhos estão disponíveis para acesso gratuito no novo site do CCBel.

O Centro Cultural Belchior (CCBel) lançou sua primeira exposição virtual. A ação pode ser conferida pelo site http://www.centroculturalbelchior.com e é fruto do processo criativo desenvolvido pelas duas turmas do curso de Fotografia Básica em Tempos de Distanciamento Social.

O curso integrou a programação de atividades formativas do projeto Belchior em Casa, foi facilitado pela fotógrafa Jamille Queiroz e ocorreu entre junho e início de julho, contando com a presença de 60 pessoas em todo o processo formativo.

“Desde o primeiro dia do curso, fiz um convite para que cada pessoa tentasse esvaziar um pouco essa carga de ansiedade que nos ronda neste período de pandemia e distanciamento e olhar pro nosso íntimo, o que se parece invisível no meio da nossa rotina”, explica a curadora da exposição e facilitadora do curso, Jamille Queiroz.

Ao todo, foram selecionados 53 trabalhos que refletem o olhar das alunas e alunos do curso acerca do cotidiano de suas casas e rotinas – que foram subitamente modificadas durante o período de distanciamento social necessário. A aluna Jéssyca Rios foi uma delas e retratou um pouco da relação com a avó materna, que é portadora de Alzheimer.

‘Diário de uma quarentener com perdas de memória’. Foto: Jéssyca Rios

“Minha avó veio morar com a gente em plena pandemia. Ela tem a doença em estado moderado. Quando ela chegou em casa, nossa rotina mudou totalmente. Não só porque tivemos que redobrar os cuidados em relação a saúde dela por causa do Covid-19, mas porque tivemos que aprender a compreendê-la e nos adequar ao seu tempo por conta do Alzheimer.”

No decorrer do curso Jéssyca viu uma oportunidade de captar o universo da avó através das lentes da câmera. Dessa forma, a artista conseguiu, através da imagem, criar um registro afetivo sobre aspectos de uma memória que ultrapassam as diferenças gerações e subjetividades, promovendo o diálogo entre sensibilidades conectadas pela fotografia.

A exposição fica disponível no site do Centro Cultural Belchior até o dia 13 de agosto. Confira na íntegra em http://www.centroculturalbelchior.com/exposição-virtual

Serviço:

Exposição virtual: Fotografia em Tempos de Distanciamento Social
Data: até 13/08/2020
Site: http://www.centroculturalbelchior.com/exposição-virtual
Gratuito

%d blogueiros gostam disto: