Agenda Cultural

Projeto ‘Caminhos do Divino’ promove série de lives nos sábados de julho e agosto

Procissão de Pentecostes. Foto: Andrea Goldschmidt

A programação destaca temas relacionados a tradicional festa de São Luiz do Paraitinga (SP) e os encontros serão transmitidos pelo Facebook e mediados pela fotógrafa Andrea Goldschmidt e pela produtora cultural Vandreza Freiria.

O projeto Caminhos do Divino promove a partir deste sábado (11/07), uma série de lives sobre a exposição virtual que revela a Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP). As transmissões acontecem de 11 de julho a 29 de agosto, todo sábado, sempre às 10h, no perfil do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/.

Serão oito lives, com temas diversos relacionados a essa tradicional festa da cultura paulista. Os encontros terão convidados especiais e serão mediados pela fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt e pela produtora cultural Vandreza Freiria.

“As lives darão voz às pessoas que pesquisam o tema e que fazem a festa acontecer. Neste ano em que a cidade ficou vazia, sem a alegria dos visitantes, essas conversas serão uma maneira de colocar os interessados em contato com quem luta por manter vivas as tradições culturais populares”, afirma Andrea.

Andrea Goldschmidt e Vandreza Freiria. Foto: Divulgação.

Para Vandreza Freiria, as lives são uma maneira de aprofundar o diálogo e o conhecimento sobre temas específicos e relevantes da festa. “Uma oportunidade de trocar ideias, ao vivo, com os especialistas convidados e perguntar curiosidades sobre os temas que as pessoas vão encontrar na visitação virtual”.

Live de estreia

O primeiro bate-papo on-line ocorre já neste sábado (11/07), às 10h, e terá como tema “Tradições culturais: a importância da festa na vida das pessoas e da cidade”. A live contará com a participação da antropóloga Denise Pimenta e do secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Netto Campos.

Denise Pimenta ressalta que uma das características mais objetivas da tradição é o dinamismo e a mudança: “As pessoas reinventam a festa o tempo todo colocando um pouco de si, de suas famílias, de sua origem. O interessante desta transformação é pensar como as pessoas, os festeiros e a comunidade se apropriam de certos elementos novos e inserem na festa a cada ano”, afirma Denise.

Para Netto, as lives são um espaço importante para debates e conversas acerca da festa, suas tradições, manifestações e desafios. “Esse canal de comunicação e divulgação vai garantir o acesso continuado da população à cultura, contribuindo para estimular sentimentos de reflexão, identidade, sensibilidade, autoestima e pertencimento, essenciais ao fortalecimento e continuidade da festa”, diz Netto.

A programação continua nos próximos sábados, até o dia 29 de agosto. Confira abaixo na íntegra:

11 de julho“Tradições culturais: a importância da festa na vida das pessoas e da cidade”
Participantes: antropóloga Denise Pimenta e o secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga Netto Campos

18 de julho“A folia e a Festa do Divino”
Participantes: casal de festeiros 2020/2021 Luís Cláudio Saad Cunha (Pé de Galo) e Suelen Bonafé e o folião José Roberto Landim

25 de julho“Brincadeiras no pouso do Divino”
Participante: músico Amarildo Pereira Marcos

1º de agosto“Origens e histórias religiosas da festa”
Participantes: teóloga Márcia Molinari Bertolino e os devotos Ana Rosa Moradei e Pedro Moradei

08 de agosto“Reis do Congo e Império do Divino”
Participante: produtora cultural Marinilda Boulay

15 de agosto “Origens e histórias culturais da festa”
Participante: historiador e ex-festeiro João Rafael Cursino dos Santos

22 de agosto“As histórias por trás das Cavalhadas”
Participante: historiadora Esther Rapoport

29 de agosto“Caminhos do Divino: história e resultados”
Participante: fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt

A exposição

O projeto Caminhos do Divino, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e realizado pelo projeto Festas Populares Brasileiras, é uma exposição virtual interativa que pode ser acessada pelo computador, celular ou tablet. O webdocumentário, produzido pela fotógrafa Andrea Goldschmidt e premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), é uma obra de arte que retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

Print do siteCaminhos do Divino‘. Mapa dos caminhos com vitrais. Divulgação.

Durante a visita, cada internauta pode escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos que mais o interessam, nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. O ponto de partida é o mapa da cidade com oito ícones que representam a festa: a Igreja, o Império, o Afogado, a Cavalhada, a Congada, a Praça, a Procissão de Pentecostes e a Folia.

Em cada um desses lugares, diferentes mídias são disponibilizadas (fotos, vídeos, realidade virtual com imagens 360 graus e animações em realidade aumentada) oferecendo uma experiência personalizada.

SERVIÇO:

Programação de lives do Projeto ‘Caminhos do Divino’

Quando: 11 de julho a 29 de agosto (sábados)
Horário: das 10h às 11h
Onde assistir: Caminhos do Divino (Facebook) – https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/

%d blogueiros gostam disto: