lide liquido

Exposição on-line: Projeto “Caminhos do Divino” revela a tradicional festa de São Luiz do Paraitinga

Imagem: Print de tela do site ‘Caminhos do Divino’. Divulgação.

O webdocumentário foi produzido pela fotógrafa Andrea Goldschmidt e apresenta o resultado de seis anos de trabalho sobre os bastidores, as histórias e as manifestações culturais e religiosas presentes na festa.

A exposição virtual Caminhos do Divino foi lançada no dia 27/06 e está disponível para acesso no site http://www.caminhosdodivino.com.br . Produzida pela fotógrafa paulista Andrea Goldschmidt, a exposição retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).

O conteúdo é interativo e pode ser acessado gratuitamente pelo computador, celular ou tablet. O webdocumentário (ou documentário interativo) foi organizado de maneira que cada visitante pode escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos da festa que mais o interessam.

Durante a visita, cada internauta pode escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos que mais o interessam, nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. O ponto de partida é o mapa da cidade com oito ícones que representam a festa: a Igreja, o Império, o Afogado, a Cavalhada, a Congada, a Praça, a Procissão de Pentecostes e a Folia.

Print de tela do site Caminhos do Divino. Divulgação.

A página principal ilustra um mapa da cidade de São Luiz do Paraitinga (SP) com ícones que representam oito diferentes áreas de visitação: a Igreja, o Império (que é a casa do Divino durante os dias da festa), o Afogado (comida típica da festa), a Cavalhada, a Congada, a Praça (onde acontecem shows e várias atividades), a Procissão de Pentecostes (que é o ponto alto da parte religiosa da festa) e a Folia (que acontece durante o ano todo, como preparação para a festa do ano seguinte).

Conforme navega pelo webdocumentário, o programa identifica qual é o seu perfil de interesse, e o visitante vai ganhando selos que mostram qual foi a profundidade das suas escolhas nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. Também ganha de presente, cartões postais dos lugares por onde passou, que podem ser compartilhados por meio das mídias sociais ou enviados, do próprio site, para os seus amigos e familiares.

O projeto conta com acervo inédito, foi premiado por um edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), tem realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e tem o apoio do município de São Luiz do Paraitinga.

Procissão de Pentecostes. Foto: Andrea Goldschmidt.

Resultado de seis anos de trabalho, durante os quais a fotógrafa Andrea Goldschmidt participou de cinco Festas do Divino na cidade (de 2015 a 2019) e se dedicou à compilação e edição de todo o material.

“Eu tinha um sonho de produzir um webdocumentário porque queria mostrar as pessoas que fazem a festa acontecer, os bastidores, as histórias e todas as manifestações culturais e religiosas presentes na festa. Nessa jornada de conhecimento, pesquisas e registros tive contato com algumas mídias contemporâneas e resolvi aliar os conteúdos tradicionais com a tecnologia”, explica Andrea.

Ela afirma que inicialmente a proposta era a montagem de uma exposição de 15 dias durante a festa e o webdocumentário seria um complemento do projeto, com materiais extras que poderiam ser posteriormente consultados. “Com a pandemia do novo coronavírus, a experiência foi totalmente adaptada e se transformou em uma exposição virtual, que mantém o foco na interatividade e tecnologia e agora está acessível para um número ilimitado de pessoas a qualquer hora na Internet”, diz a fotógrafa.

A produtora cultural Vandreza Freiria está no projeto há três anos e ressalta o significado desta produção na valorização do patrimônio imaterial paulista. Segundo ela, a Festa do Divino é uma manifestação importantíssima para a cultura do Estado de São Paulo, reunindo em um mesmo espaço além de rituais católicos, expressões culturais variadas e uma diversidade de produtores e amantes da cultura popular. “É uma festa democrática, com respeito inter-religioso, onde cada pessoa tem a sua conexão particular com o Divino que existe dentro de cada um de nós”.

Para o secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Netto Campos, “Caminhos do Divino” contribui de forma significativa para o fortalecimento da identidade da cultura local. “Será também um relevante registro da história e da memória desta manifestação popular tradicional e possibilitará que gerações atuais e futuras tenham contato com esse patrimônio imaterial local, consequentemente, corroborando para o vigor e continuidade da festa”, ressalta.

Lives

Para aproximar os visitantes virtuais e os principais protagonistas da festa, a fotógrafa Andrea Goldschmidt e a produtora Vandreza Freiria programaram uma agenda com oito lives, que vão ser transmitidas na página do “Caminhos do Divino”, no Facebook: de 11 de julho a 29 de agosto, sempre às 10h de sábado.

Na estreia (11/07), elas conversam sobre “Tradições culturais: a importância da festa na vida das pessoas e da cidade” com a antropóloga Denise Pimenta e o secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Netto Campos.

Andrea Goldschmidt. Foto: Divulgação.

Andrea Goldschmidt

Durante mais de 20 anos Andrea Goldschmidt atuou como executiva e professora universitária e, em 2014, decidiu estudar fotografia e se dedicar integralmente à arte. Em especial, ao registro da cultura popular e da biodiversidade brasileira. Desde então, a fotógrafa paulista percorre o Brasil para conhecer, pesquisar e registrar as festas populares, manifestações culturais e religiosas. Em 6 anos ela já registrou 39 festas populares, e todo o material é compartilhado no site http://www.festasbrasileiras.com.br. A fim de estimular a curiosidade do público sobre essas tradicionais temáticas do patrimônio imaterial nacional, Andrea utiliza técnicas artísticas e várias mídias aliadas a tecnologias contemporâneas, como realidade virtual e aumentada.

SERVIÇO:

Exposição virtual “Caminhos do Divino”
Site: http://www.caminhosdodivino.com.br
Redes sociais: @caminhosdodivino (Instagram), Caminhos do Divino (Facebook)
Realidade virtual: veja o vídeo 360 graus no canal Andrea Goldschmidt, do YouTubehttps://youtu.be/RTtJFLXhWIM

%d blogueiros gostam disto: