Agenda Cultural

Casa Mário de Andrade celebra a obra do compositor Alberto Nepomuceno em aula-show

Foto: Pixabay.

As inscrições seguem abertas até o dia 19/6.

A Casa Mário de Andrade realizará no dia 20 de junho a aula-show A música de Alberto Nepomuceno. A atividade iniciará às 16h30, celebra os concertos que Mário de Andrade promovia na “pauliceia desvairada” e também homenageia o músico Alberto Nepomuceno, considerado precursor do nacionalismo musical brasileiro, no ano em que se completa o centenário da morte do compositor. A inscrição fica aberta até o dia 19/06 – clique aqui.

A aula-show será desenvolvida via Plataforma Google Meet e ministrada por César Qúadros, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuante na música e em técnicas corporais há mais de 25 anos, e pelo convidado Paulo Nunez, clarinetista, professor de música e arranjador que já integrou o Quarteto de clarinete Spalla e atualmente faz parte do espetáculo Cinco Séculos de Canções no Brasil.

Alberto Nepomuceno

Já no final do século XIX, o cearense Alberto Nepomuceno, que trabalhou como compositor, pianista, organista e professor, lutou pela nacionalização da música erudita por meio do idioma português falado no Brasil. Ele é apontado como um dos primeiros compositores da música clássica a trabalhar com gêneros, ritmos e narrativas caracteristicamente brasileiras.

Sobre a Casa Mário de Andrade

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO:

Casa Mário de Andrade
AULA-SHOW – A MÚSICA DE ALBERTO NEPOMUCENO
Com César Quadros e o convidado Paulo Nunez
Data: 20 de junho, sábado
Horário: 16h30 às 18h
60 vagas | Grátis
Inscrição até 19/06: https://bit.ly/2zxHCdG
A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

Durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, todas as atividades estão sendo realizadas de forma on-line. Programação completa em http://www.casamariodeandrade.org.br/ e http://poiesis.org.br/maiscultura/

%d blogueiros gostam disto: