Agenda Cultural Ceará

Centro Cultural Belchior divulga programação de junho do projeto Belchior em Casa

Centro Cultural Belchior. Foto: Divulgação.

Lançamento de edital, podcast, shows e ações formativas estão entre os destaques da programação do equipamento a partir de quarta-feira (3).

Junho inaugura o terceiro mês de programação virtual e gratuita do projeto Belchior em Casa, realizado pelo Centro Cultural Belchior (CCBel). A programação virtual e gratuita leva shows ao vivo, ações formativas, podcasts, entre outras atividades do equipamento para os lares das pessoas.

A grande novidade deste mês é o lançamento do Edital Pluga & Pensa, uma chamada para credenciar propostas de atividades formativas no âmbito das artes e da cultura, que serão desenvolvidas no Centro Cultural Belchior. As inscrições ocorrem entre os dias 3 de junho e 31 de agosto.

Segundo o gestor do CCBel, Lenildo Gomes, “a partir de agora, artistas e profissionais de formação que queiram compor a programação formativa do CCBel, ligadas evidentemente ao campo das artes com destaque para música, devem realizar a sua inscrição através do Mapa Cultural de Fortaleza”.

O projeto Pluga & Pensa é composto por uma série de ações de formação – como cursos, oficinas, seminários, palestras, rodas de conversa, workshops, grupos de estudo – voltadas para a qualificação do pensamento sobre a música, a arte e as relações entre as artes. A programação das ações contempla atividades regulares de produção e compartilhamento de conhecimento.

O Belchior em Casa já realizou 33 shows ao vivo e 63h de formação nos meses de abril e maio. Em junho estão previstas 12 apresentações musicais e 25h de formação online e gratuita.

Confira a programação de junho do Centro Cultural Belchior:

Podcast do Bel

O terceiro episódio do Podcast do Bel será lançado no dia 3 de junho, às 13h, durante bate-papo ao vivo entre as produtoras culturais Ravena Monte e Fran Nascimento. A live, que acontece no instagram do CCBel, aborda ligeiramente o tema do episódio, intitulado “A produção no interior dos interiores”, que traz um diálogo sobre a produção cultural realizada nas cidades do interior do Ceará e nos leva a refletir sobre os vários interiores que uma cidade e uma produção pode abranger, de forma física e poética. Após a live o episódio será disponibilizado na íntegra nos canais do Spotify e Youtube do Centro Cultural Belchior.

No Centro da Sala (pocket shows)

Serão realizados 12 pocket shows ao vivo durante a programação do mês de junho. As apresentações iniciam na quinta-feira (4), com a participação do Coletivo de Djs Festa Criola que apresenta o trabalho da dj Viúva Negra com performance de Muriel Cruz. Na sexta-feira (5) o coletivo permanece no comando do momento musical, apresentando o trabalho da dj Lolost com performance de Amanda Freire. No sábado (6) é a vez da banda pernambucana Torre nos levar a ter uma experiência sensorial através da música.

Durantes as outras quintas, sextas e sábados do mês, o Instagram do CCBel será palco para outros coletivos e artistas inscritos no Edital Massafeira e Credenciamento de Artistas 2020, são eles:

Coletivo Lado B, que participa com apresentação da banda Filosofia Inverso no dia 11, da banda Canil no dia 12 e do artista Berg Menezes no dia 13/06.

Coletivo Girl To The Front, que integra a programação musical de junho e apresenta os shows das bandas Mar de Vênus (18), Vira Mundo (19) e da artista Cynthia Petrus (20).

Coletivo Atrita encerra o No Centro Da Sala do mês, com apresentação da Dj Ruth Lovi com performance de Corpa Caironi no dia 25, Dj Ryanbnog no dia 26 e do Dj Tuusmyr + Dj Lady Fake no dia 27 de junho. Todas as apresentações ocorrem às 18h.

Pluga & Pensa em Casa

Dois cursos e um workshop serão ofertados em maio, gratuitamente através das ferramentas Google Classroom e Google Meet, além do canal do CCBel no YouTube. Confira.

Workshop
Comunicação para a Música, com Sylvia Sussekind.
Data: 10/06
Horário: 15h

Curso
Produção Executiva e Logística para Ações Culturais, com Camila Rodrigues e Hannya Melo.
Data: 16 a 19/06
Horário: 15h ás 18h

Curso
Fotografia Básica em Tempos de Distanciamento, com Jamille Queiroz.
Data: 23 a 26
Horário: 15h às 18h

%d blogueiros gostam disto: