lide liquido

Exposição virtual sobre disco icônico da música brasileira estreia em plataforma do Google

Museu Villa-Lobos estreia na plataforma cultural do Google com exposição sobre 80 anos de lançamento do disco Native Brazilian music.

A página do Museu Villa Lobos na plataforma Google Arts and Culture disponibiliza, desde domingo (24), a exposição virtual “Native Brazilian music: 80 anos”.

O museu mostra o percurso da gravação do disco junto com cartas trocadas entre o compositor Villa-Lobos e o regente britânico Stokowski, áudios de músicas, 50 fotografias, ilustrações, entre outros recursos.

A exposição virtual conta formato narrativo e tem apresentação tanto em português quanto em inglês.

Native Brazilian music

Gravado a bordo do navio S.S. Uruguay em 1940, o álbum “Native Brazilian music” reuniu nomes como Villa-Lobos, Pixinguinha, Cartola, Donga, Zé Espinguela, Luiz Americano, entre outros.

Na embarcação, um time de mais de cem músicos gravou cerca de 40 canções para o projeto batizado de “Native Brazilian music”, sob a batuta do renomado maestro britânico radicado nos Estados Unidos Leopold Stokowski.

Dois anos depois, um álbum com 17 destas gravações, que buscava resumir a música tipicamente brasileira criada na época, com influências afrobrasileiras e indígenas, era lançado apenas nos Estados Unidos. O disco só foi lançado no Brasil cerca de quatro décadas depois.

Clique aqui para conhecer a exposição virtual.

%d blogueiros gostam disto: