lide liquido Prêmios e Concursos

Associação Brasileira de Cinematografia anuncia vencedores do Prêmio ABC 2020

A entrega dos troféus será feita no dia 17 de outubro, durante o encerramento da Semana ABC

Fundada em 2 de janeiro de 2020, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), que reúne profissionais do audiovisual brasileiro, especialmente diretores de fotografia, anuncia os vencedores do Prêmio ABC 2020. O anúncio foi feito no canal do Youtube da associação e a entrega do troféu aos ganhadores acontecerá no dia 17 de outubro, no encerramento da Semana ABC 2020, ocasião em que também serão comemorados os 20 anos da ABC.

Desde 2002, a Semana ABC de Cinematografia promove conferências, painéis e debates que reúnem personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outros profissionais do audiovisual, estudantes de cinema e demais interessados. Durante o evento, discute-se temas atuais, atualiza-se a respeito de novidades no setor e as tendências de trabalho no Brasil e mundo afora. Um dos grandes momentos dessa semana é a entrega do Prêmio ABC, que teve sua primeira edição em 2001.

São premiadas as categorias Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som para o formato longa-metragem, além do prêmio de Melhor Direção de Fotografia para os formatos curta-metragem, publicidade, programa de TV e filme estudantil. Os vencedores são escolhidos por votação dos associados

Confira a lista dos vencedores:

Melhor Direção de Fotografia Longa-metragem Ficção
Bacurau – Pedro Sotero

Melhor Direção de Fotografia Longa-metragem Documentário
Amazônia Groove – Jacques Cheuiche, ABC

Melhor Direção de Arte Longa-metragem
Bacurau – Thales Junqueira

Melhor Montagem Longa-metragem
Bacurau – Eduardo Serrano

Melhor Som Longa-metragem
Bacurau – Nicolas Hallet, Ricardo Cutz e Cyril Holtz

Melhor Direção de Fotografia Curta-metragem
Ele Não – Felipe Hermini

Melhor Direção de Fotografia Série de TV
Irmandade – Adrian Teijido, ABC e Rodrigo Carvalho

Melhor Direção de Arte Série de TV
Ninguém tá Olhando – Rafael Ronconi

Melhor Som Série de TV
Cantoras do Brasil –Carlos Lima

Melhor Direção de Fotografia Videoclipe
Defectively (Marrakesh) – Yuri Maranhão

Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário
Povos da Floresta –Azul Serra

Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil
As janelas que encontramos no caminho (FAAP) – Gabriel Bassani

Conheça mais da ABC

A Associação conta com mais de 300 associados e uma série de atividades realizadas. Através de um fórum, exclusivo para associados, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC e do Informa ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de dois mil assinantes, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de fornecer aperfeiçoamento técnico e artístico desses profissionais.

A ABC publica, em conjunto com editoras, obras relevantes para a cinematografia, como o livro “Expor uma História”, de Ricardo Aronovich. A Associação é uma das fundadoras do Congresso Brasileiro do Cinema e associada da IMAGO, a Federação Europeia das Associações de Cinematografia. A ABC colabora também com estudos técnicos visando a qualidade das projeções no país, e suas Recomendações Técnicas vêm sendo adotadas pela ANCINE nos projetos de instalação de novas salas.

A ABC ainda atua na área do direito autoral, seguindo a tendência de reconhecimento dos direitos legais de coautoria nas obras audiovisuais nos moldes que já vêm ocorrendo em alguns países europeus.

O destino a fez jornalista, afinal a única coisa que sabe fazer bem é contar estórias. Ela podia estar fazendo terapia para se tornar uma pessoa melhor, mas escolheu o jornalismo como divã para lidar com as aventuras e desventuras da vida. Ana Cecília (Maceió-AL) também é mestranda em Antropologia Social e tem interesse pelo estudo das dinâmicas urbanas e seus significados.

%d blogueiros gostam disto: