Agenda Cultural Bahia

Goethe-Institut Salvador exibe mostra on-line com trabalhos de 22 artistas internacionais

Arte: Juliana Rangel

O público pode conferir, de maneira gratuita e on-line, a uma série de filmes, espetáculos, shows, performances, palestras e debates na “Mostra Perspectivas Vila Sul”.

Desde 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia acolhe artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério.

Entre os dias 29 de abril a 20 de maio, 22 trabalhos destes residentes internacionais que experienciaram temporadas na capital baiana são exibidos, desde o dia 29 de abril, na página http://www.goethe.de/perspectivasvilasul.

A “Mostra Perspectivas Vila Sul” promove a exibição de filmes, espetáculos, shows, performances, palestras e debates criados durante a residência ou que integraram eventos realizados em Salvador, dispostos online em dois volumes: o primeiro, no ar de 29 de abril a 8 de maio; o segundo, de 11 a 20 de maio.

O volume 1 da “Mostra Perspectivas Vila Sul” reuniu o coreógrafo Augusto Soledade (Brasil/Estados Unidos), o dançarino, coreógrafo e performer Ben J. Riepe (Alemanha), o diretor artístico de teatro Diol Mamadou (Senegal), a artista interdisciplinar Grada Kilomba (Portugal/Alemanha), a dupla de artistas sonoros e multimídia Hans Diernberger e Will Saunders (Alemanha/Inglaterra), a saxofonista e compositora Ida Toninato (Canadá), o duo musical performático Klaus Janek e Milena Kipfmüller (Itália/Brasil/Alemanha), a cineasta Ng’endo Mukii (Quênia), o compositor Patrick Giguère (Canadá) e o artista multimídia Willem de Rooij (Holanda/Alemanha).

Já o volume 2 será com a DJ Ace of Diamonds (Alemanha), a artista visual Ana Hupe (Brasil/Alemanha), a cineasta e artista visual Annika Kahrs (Alemanha), o artista gráfico Gunther Schumann (Alemanha), o cineasta Isaac Julien (Inglaterra), o cenógrafo e figurinista Jürgen Kirner (Alemanha), a autora, curadora e ativista acadêmica Natasha A. Kelly (Inglaterra/Alemanha), o compositor e músico Neo Muyanga (África do Sul), a cineasta, artista visual e ensaísta Salma El Tarzi (Egito) e o músico e cineasta Segundo Bercetche (Argentina).

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia

Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 80 residentes já experimentaram esta oportunidade.

SERVIÇO:

MOSTRA PERSPECTIVAS VILA SUL

Exibição online em: http://www.goethe.de/perspectivasvilasul

Volume 2: 11 a 20 de maio
Ace of Diamonds – DJ (Alemanha)
Ana Hupe – artista visual (Brasil/Alemanha)
Annika Kahrs – cineasta e artista visual (Alemanha)* 18h de 14/5 às 18h de 15/5
Gunther Schumann – artista gráfico (Alemanha)
Isaac Julien – cineasta (Inglaterra)* 18h de 11/5 às 18h de 12/5
Jürgen Kirner – cenógrafo e figurinista (Alemanha)
Natasha A. Kelly – autora, curadora e ativista acadêmica (Inglaterra/Alemanha)* 18h de 19/5 às 18h de 20/5
Neo Muyanga – compositor e músico (África do Sul)
Salma El Tarzi – cineasta, artista visual e ensaísta (Egito)
Segundo Bercetche – músico e cineasta (Argentina)

* EXIBIÇÃO POR 24 HORAS | OS DEMAIS FICAM POR TODO O PERÍODO DE CADA VOLUME

Confira as sinopses das obras e mais informações sobre a Mostra aqui.

%d blogueiros gostam disto: