Coluna Romero Venâncio

Karl Marx, 202 anos: Sobre uma biografia

Por Romero Venâncio – 5/5/2020

A bibliografia sobre a obra de Karl Marx é impossível de ser dominada por uma só pessoa. Ler a obra do próprio Marx já se torna tarefa imensa que leva tempo e paciência.

As muitas biografias de Marx (só em português) já nos levam um tempo enorme. Digo tudo isso, para destacar a importância e a grandiosidade da obra do pensador alemão. E como todos sabem, uma obra que nunca foi apenas para a curiosidade acadêmica ou para se tornar um “clássico” das ciências sociais modernas. Trata-se de uma obra revolucionária. A serviço dos oprimidos do mundo. Uma obra que tem uma causa, um lado e um objetivo político.

Da minha parte como leitor da obra de/sobre Marx durante um pouco mais de duas décadas, recomendo essa biografia de David McLellan. Ao meu juízo, uma das melhores. Já me ajudou muito a conhecer mais a vida e obra de Marx… Durante a graduação, mestrado e doutorado me acompanhou… E nas atividades políticas fora do meio acadêmico… Uma referência!!!

Confira trecho de uma carta de Heinrich Marx a seu filho, Karl Marx, disponível na epígrafe do Capítulo 1 da biografia:

“Senti-me repentinamente invadido pela dúvida e perguntei-me se teu coração é igual à tua inteligência e tuas qualidades espirituais, se ele está aberto a sentimentos ternos que aqui na terra são uma fonte tão grande de consolação para uma alma sensível; fico pensando se o demônio peculiar, do qual teu coração é claramente uma vítima, é o Espírito de Deus ou o de Fausto. Pergunto-me – e esta não é a menor das dúvidas que assaltam meu coração – se tu já mais conhecerás simples felicidade e prazeres familiares, e tornarás felizes aqueles que te cercam” (McLELLAN. 1990, p. 13)

McLELLAN, David. Karl Marx: vida e pensamento. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 1990.

***

Romero Venâncio é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

%d blogueiros gostam disto: