Agenda Cultural São Paulo

Museus-Casas Literários realizam visitas educativas virtuais ao vivo em maio; confira programação

Crédito: André Hoff. Fotografia da Casa Guilherme de Almeida

Por meio das redes sociais, os museus continuam com suas atividades culturais e educativas.

A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida continuam com suas atividades culturais e educativas, além de não terem parado as visitas, que agora acontecem online. Os três Museus-Casas Literários são vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis – Organização Social de Cultura.

A Rede de Museus-Casas Literários realiza as visitas educativas ao vivo pelo Facebook semanalmente e cada equipamento possui um dia da semana específico para a atividade.

A Casa das Rosas oferece suas visitas às quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com a mediação de seus educadores, o museu é explorado usando diferentes estratégias e abordando os diversos assuntos que a Casa dispõe. As próximas visitas serão nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio.

Na Casa Mário de Andrade, as visitas ocorrem às quintas-feiras, também das 16h30 às 17h. Dia 7 de maio, em “100 anos da Casa”, o Educativo irá discutir a história da residência, seus moradores e o local como patrimônio e museu, em comemoração aos 100 anos da construção da edificação que sedia a Casa Mário de Andrade.

Na semana seguinte, dia 14 de maio, “A faceta musical de Mário de Andrade” abordará o pensamento musical de Mário de Andrade, que foi professor de música e um grande musicólogo, tendo produzido inúmeros ensaios e críticas de música ao longo da vida.

No dia 21 de maio, “Educação formal e Educação não-formal” tem o objetivo de traçar paralelos e conexões sobre as duas formas de ensino, discutindo os desafios de alinhar o encontro entre as duas vertentes.

Por fim, dia 28 de maio, “Mapa Afetivo” será em torno da leitura de alguns poemas de Mário de Andrade e de outros autores, com o intuito de traçar um mapa afetivo da cidade de São Paulo. Os participantes são convidados a trazer seus poemas preferidos sobre suas cidades, para serem partilhados durante a atividade.

Às sextas-feiras, é a vez da Casa Guilherme de Almeida. Os educadores da Casa estarão online nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio, às 16h30.

Excepcionalmente, no dia 5 de maio, terça-feira, das 15h às 17h, o Núcleo de Ação Educativa também fará a live “E se sua casa fosse um museu?”. Nesta visita, assim como ocorreu com a antiga residência do poeta Guilherme de Almeida, a proposta é que cada participante pense como seria a musealização de sua casa, por meio de discussões, análises de plantas arquitetônicas e desenhos. A oficina será transmitida online, pela plataforma Google Hangouts Meet e a inscrição é feita pelo site do museu.

SERVIÇO

Casa das Rosas

Visita Virtual
Data: 6, 13, 20 e 27 (quartas-feiras) de maio
Horário: das 16h30 às 17h
Por Núcleo de Ação Educativa
Transmissão pelo Facebook

Casa Mário de Andrade

Live: 100 anos de Casa
Data: 7 de maio
Horário: das 16h30 às 17h

Live: A faceta musical de Mário de Andrade
Data: 14 de maio
Horário: das 16h30 às 17h

Live: Educação formal e Educação não-formal
Data: 21 de maio
Horário: das 16h30 às 17h

Live: Mapa Afetivo
Data: 28 de maio
Horário: das 16h30 às 17h

Por Núcleo de Ação Educativa
Transmissão pelo Facebook.

CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Live: E se sua casa fosse um museu?
Data: 5 de maio, terça-feira
Horário: 15h às 17h
Por Núcleo de Ação Educativa
Inscrições pelo site do Museu

Visita virtual

Datas: 8, 15, 22 e 29 (sextas-feiras) de maio
Horário: das 16h30 às 17h
Por Núcleo de Ação Educativa
Transmissão pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: