Agenda Cultural Ceará

Centro Cultural Belchior divulga programação de maio

As atividades, entre pocket shows, cursos e workshops, são realizadas online.

O Centro Cultural Belchior (CCBel) continua de portas fechadas, como medida de segurança para conter a propagação do novo coronavírus, realizando toda a sua programação virtualmente.

Em maio, o projeto Belchior em Casa vai levar 11 pocket shows, 2 cursos e 1 workshop para os lares das pessoas, através das redes sociais do equipamento.

Durante o mês de abril o equipamento manteve toda a sua programação em formato online e virtual, utilizando diversas ferramentas como Google Classroom, Google Meet, além das redes sociais, como YouTube e Instagram.

Para o diretor do equipamento, Lenildo Gomes, o novo formato tem alcançado bons resultados. “A receptividade tem sido a melhor possível, tanto de artistas quanto do público e, com isso, esperamos que, em maio, a manutenção de tais formatos possa continuar contribuindo para a difusão da produção artística, formação de pensamento sobre a cultura, além de manter em atividade a cadeia produtiva da música e das artes de nossa cidade”, comenta.

Confira a programação completa:

Podcast do Bel

“Os Coletivos da Música Independentes de Fortaleza” é o tema do segundo Podcast do Bel, que será gravado durante live no instagram do Centro Cultural Belchior, no dia 06 de maio, às 13h. Participam desse diálogo o diretor do CCBel, Lenildo Gomes, e o bacharel e mestre em sociologia, Pedro Menezes. Pedro atualmente cursa doutorado na Universidade do Porto, em Portugal, e analisa a relação entre os coletivos de músicos independentes de Fortaleza e o Centro Cultural Belchior. O estudo tem a orientação da doutora em sociologia, Paula Guerra.

Pocket Shows Ao Vivo “No Centro da Sala”

Serão realizados 11 pocket shows, ao vivo, durante a programação do mês de maio, que já iniciam no dia 2, com a apresentação da banda Sobrecéus, a partir das 18h, diretamente do instagram do Centro Cultural Belchior. Nos dias 7, 8 e 9/05, é a vez do Coletivo Hospício Cultural trazer para o instagram do Belchior a lives conjuntas de Zé Rodrigues e Luana Braga no dia 7, Gildomar Marinho e Ercília Lima no dia 8 e Pedro Falcão e Silvinha Cavalleire, no dia 9, às 18h.

O Coletivo vai dar Rock também participa do projeto, com os shows da banda Deph no dia 14, da banda Os Vagantes no dia 15 e da banda Flor de Aço no dia 16/05, às 18h. O Coletivo Psicodelícia realiza apresentações nos dias 21, 22 e 23/05, às 18h, com as seguintes atrações: Dani Azevedo (21), Banda Lizi Alta (22) e Roberta Kaya (23).

Lizi de Alta é uma das atrações do Coletivo Psicodelícia . Foto: Divulgação.

O último coletivo a se apresentar No Centro da Sala no mês de maio é o Girls to the Front, com pocket shows da banda Jangada Pirata no dia 28, da cantora Cynthia Pettrus no dia 29, e da cantora e compositora Wilenaina Barros no dia 30 de maio.

Toda a programação do projeto No Centro da Sala foi selecionada através dos editais da Casa de Praia da Música (Edital Massafeira e Credenciamento de Artistas 2020).

Pluga & Pensa em Casa

Dois cursos e um workshop serão ofertados em maio, gratuitamente, através do canal no youtube do equipamento e da ferramenta Google Classroom. Confira datas e horários:

Curso

Pequeno Mapa de uma Live Profissional, com Darlison Azevedo.
Quando: De 12 a 15/05
Horário: 19h às 22h
Sinopse: Num rolê que percorre desde o início da internet e suas mídias, passando por planejamento digital até chegar nas tão faladas, assistidas e comentadas lives, a ideia é lapidar os participantes desse workshop para uma otimização de distribuição dos seus conteúdos na web. Serão abordados temas como: Compartilhamento de informações; Canais de comunicação; Métricas; Ferramentas operacionais para Lives; Uso de softwares de transmissão e Dicas de distribuição digital. Gratuito!

Workshop

Processo de Criação para iluminação cênica, com Sinésia Ventura.
Quando: 20/05
Horário: 15h
Sinopse: O workshop “Processo de Criação para Iluminação Cênica” tem como objetivo o trabalho de concepção básica em iluminação para a realização de show e espetáculo, uma vez que a procura por essa estética vem crescendo cada vez mais em trabalhos e projetos artísticos. Será realizada uma nova abordagem de como materiais criativo podem estar sendo usados em cena, os principais passos para a construção de uma iluminação desde sua concepção até seu objetivo final, proporcionando um melhor entendimento teórico-prático sobre o assunto. Gratuito!

Curso

Cuidando do seu instrumento musical em casa, com Dangelo Feitosa.
Quando: 26 a 29/05
Horário: 15h às 18h
Sinopse: O curso ensina técnicas corretas para o conserto e regulagem em instrumentos musicais que possam ser usadas diariamente em suas casas, pois acreditamos que esses ensinamentos somados as habilidades e experiências de cada participante, facilitarão a vida profissional, tendo em vista o atual momento que vivemos e pela necessidade de reinventar-se. Serão ofertados conteúdos sobre regulagem e manutenção de instrumentos, limpeza ideal e conservação. Gratuito!

%d blogueiros gostam disto: