lide liquido São Paulo

Cultura e economia criativa: Observatório Itaú Cultural lança painel de dados

O Observatório Itaú Cultural lançou nesta segunda-feira, 13, um panorama econômico dos setores cultural e criativo brasileiros. O lançamento do Painel de Dados ocorreu às 10h e foi transmitido pelo site e pela página no Facebook do Itaú Cultural. Participaram Eduardo Saron, diretor do Observatório Itaú Cultural, e Leandro Valiati, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Painel de Dados apresenta informações para o planejamento e a execução de projetos, buscando que produtores, pesquisadores e gestores culturais possam ter maior perspectiva sobre sua prática. Com as informações fornecidas por ele, é possível superar gargalos e ganhar em eficiência, por exemplo. A plataforma é construída em três eixos:

EIXO 1MERCADO DE TRABALHO E EMPREENDIMENTOS

Reúne conteúdos relacionados aos trabalhadores e aos setores culturais e criativos, tendo como base a metodologia da intensidade criativa.

EIXO 2FINANCIAMENTO PÚBLICO À CULTURA

Exibe informações sobre financiamento público federal à cultura por diferentes mecanismos, além de informações sobre os orçamentos públicos federal, estadual e municipal da cultura.

EIXO 3 COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS CRIATIVOS

Traz dados sobre o comércio internacional de bens e serviços ligados aos setores culturais e criativos e busca dimensionar o dinamismo do processo de internacionalização da cultura.

Acesse a plataforma AQUI.

Observatório Itaú Cultural

Desde 2006, o Observatório Itaú Cultural produz e promove conteúdo, pesquisa e formação nos campos das políticas culturais, da gestão cultural e da economia criativa. Um dos seus principais projetos é a Revista Observatório, que lançou em março uma edição especial com a temática Convivência Intercultural – Perspectiva Latino-Americana.

%d blogueiros gostam disto: