lide liquido Música

Arte como Respiro: Itaú Cultural lança edital para projetos musicais

Dando sequência à linha de fomento voltada para a cultura em época de pandemia, o Itaú Cultural lançou nesta segunda-feira (13), a segunda fase do projeto “Arte como respiro: múltiplos editais de emergência” que contempla músicos e produtores de podcasts. A iniciativa tem o intuito de financiar artistas que perderam trabalho ou renda por conta da Covid-19.

Os interessados em participar do projeto tem até quarta-feira (15) para efetuar a inscrição no site do Itaú Cultural nas categorias Autoral e Podcast. Na categoria Autoral, o candidato participa com composições próprias ou em parceria com outros, sendo admitidos todos os gêneros musicais.

Já a categoria Podcast contempla temas ligados à história da música brasileira, do ponto de vista local, do bairro, comunidade, região, contexto nacional ou de movimentos musicais. Também podem participar desta categoria profissionais que integram a cadeia produtiva da música como produtores, roadies, cenógrafos, técnicos e educadores.

De acordo com Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, o edital foi construído para acolher e colaborar com músicos e outros profissionais que formam a cadeia produtiva da música. “A participação se dá a partir das possibilidades reais deste período. Não estamos em busca de perfeição, mas, sim, das músicas, reflexões e histórias que brotam ou são lembradas por causa deste momento e precisam ser compartilhadas”, afirma.

Ao todo, a equipe do Núcleo de Música do Itaú Cultural selecionará 120 projetos (80 na categoria Autoral e 40 na categoria Podcast). Para a seleção, serão considerados critérios subjetivos como criatividade, originalidade, entre outros. A instituição adianta que após a abertura do edital para música, será a vez das artes visuais serem contempladas.

Exibição dos trabalhos

Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de música até o dia 31 de agosto, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou necessidade da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grande de programação virtual ou em outros canais de exibição.

Os selecionados da categoria Autoral receberão R$ 5 mil brutos e a os da categoria Podcast R$ 2,5 mil brutos, ambos com remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Os contemplados serão informados por e-mail até o dia 5 de maio.

As inscrições podem ser feitas por meio do link:

https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiromusica

O edital está disponível em:

https://www.itaucultural.org.br/arte-como-respiro-multiplos-editais-de-emergencia-musica

O destino a fez jornalista, afinal a única coisa que sabe fazer bem é contar estórias. Ela podia estar fazendo terapia para se tornar uma pessoa melhor, mas escolheu o jornalismo como divã para lidar com as aventuras e desventuras da vida. Ana Cecília (Maceió-AL) também é mestranda em Antropologia Social e tem interesse pelo estudo das dinâmicas urbanas e seus significados.

%d blogueiros gostam disto: